**PUBLICIDADE
Compromisso de Jackson
Publicado em 14 de novembro de 2013
Por Jornal Do Dia
O governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) vem surpreendendo por deixar de lado o processo sucessório de 2014 para priorizar a gestão pública. O que se vê diariamente é o seu empenho em se aprofundar sobre a situação do Estado, em procurar resolver os problemas e agilizar as obras e captação de recursos.
Na segunda-feira, Jackson passou cerca de quatro horas reunido com o presidente da Deso, Sérgio Ferrari, e dirigentes do órgão para discutir as obras de água e esgoto no Estado. Na terça, também por quase quatro horas, se reuniu com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcon e demais diretores da pasta para analisar mais de 90 itens em quase todos os municípios. Ontem foi a vez de JB se reunir com o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, diretores da Cehop e do DER, para saber sobre as obras desenvolvidas no Estado e as referentes ao Proinveste.
Com os auxiliares, o governador em exercício quis saber quais obras estão emperradas e o motivo, as que começaram, os recursos que estão disponíveis, as obras que precisam licitar e as que podem assinar a ordem de serviço.
Jackson fez um mapeamento da situação e deseja licitar até o final do ano as obras possíveis para começar 2014 com tudo organizado e já podendo assinar ordem de serviço.
Esta quinta, véspera do feriado da Proclamação da República, Jackson visitará obras em Aracaju. Pela manhã, dará ordem de serviço para construção de 580 casas no Porto Dantas; visitará obras no Santos Dumont, no Colégio Albano Franco e na Escola de Esporte; visitará a obra da ponte do Detran e a passarela; as obras do Batistão e do Instituto de Educação Rui Barbosa; e as obras no entorno do Aeroporto Santa Maria. Pela tarde, às 15h, JB vai a Maruim para assinatura de Ordem de Serviço para urbanização da entrada do município.
Pelo andar da carruagem, Jackson só vai tratar mesmo de eleições em 2014. O foco agora é a administração do Estado
Com os candidatos
A deputada estadual Ana Lúcia, da Articulação de Esquerda, conversa hoje com os dois candidatos a presidente estadual do PT no segundo turno do Processo de Eleição Direta, o PED 13: os deputados federais Márcio Macedo e Rogério Carvalho. Vai ouvir suas propostas e depois levar para as lideranças da sua tendência com o objetivo de analisar e adotar uma posição em quem apoiar no dia 24 de novembro.
Expectativa
Ontem a deputada estadual Conceição Vieira reafirmou seu apoio a Márcio Macêdo e disse acreditar que o grupamento interno liderado por Ana Lúcia apoiará o nome de Márcio no segundo turno da eleição interna do PT. "Márcio Macêdo tem o perfil mais adequado para este momento do PT. Ele é de mais paciência e de mais disponibilidade para ouvir a diversidade de forças que compõem o partido", avalia.
Dos dois lados
A deputada afirmou que já teve uma primeira conversa com Ana Lúcia, para viabilizar o apoio da Articulação de Esquerda à candidatura de Márcio Macêdo. O deputado estadual Francisco Gualberto, que disputará no segundo turno a presidência do Diretório do PT em Aracaju com Usiel Rios, também já conversou com Ana Lúcia. Pediu apoio a sua candidatura e a de Rogério Carvalho para presidente estadual.
Por telefone 1
O governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) ligou ontem à tarde para o prefeito Heleno Silva (PRB/Canindé do São Francisco) para parabenizá-lo pela sua absolvição, pela Justiça Federal, na acusação de participar da "Máfia das Sanguessugas". Disse que sabe bem o que é ser acusado injustamente, por já ter passado por isso.
Por telefone 2
Lembrou que quando era deputado federal junto com Heleno Silva foi o único dos amigos que o defendeu e acreditou na sua inocência. Disse que estava satisfeito por ele ter sido inocentado no esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias, mesmo sete anos depois.
Encontro
Jackson aproveitou a oportunidade e marcou para a próxima segunda-feira uma reunião almoço com Heleno Silva e o vereador pastor Jony Marcos, presidente estadual do PRB. Vai discutir a participação do PRB no governo, uma vez que ainda em dezembro pretende fazer algumas mudanças.
Especulação
Nos bastidores, circula a informação que o ex-prefeito de Aracaju João Augusto Gama pode ocupar a Casa Civil e que para a Secretaria da Agricultura pode ir uma pessoa indicada pelos deputados estaduais Zezinho Guimarães e Garibaldi Mendonça, fazendo com que o cargo permaneça com o PMDB. Fala-se, também, que para a pasta pode ir uma pessoa indicada pelo prefeito Heleno Silva, que tem como projeto fortalecer a candidatura do pastor Jony a deputado federal em 2014.
No twitter 1
O senador Valadares (PSB) se manifestou ontem contra a antecipação do debate sobre o processo eleitoral de 2014. Valadares alerta para a necessidade de somar forças no sentido de ajudar os municípios a superarem a crise financeira nacional. "Como se não bastasse a antecipação das eleições de 2014, agora, os apressadinhos já antecipam 2016. Calma minha gente: cada dia com sua agonia!", ironizou.
No twitter 2
Valadares deixou claro que as principais lideranças do PSB estão preocupadas em socorrer os prefeitos visando ajudar a superar a crise financeira. "O PSB não tem pressa, a não ser em ajudar a todos, ao governo Déda-JB e aos prefeitos municipais, incluído João Alves Filho, na Prefeitura de Aracaju, a vencerem a crise".
Surpreso
O ex-deputado estadual Bosco Mendonça disse à coluna que ficou "boquiaberto" quando viu as toneladas de pedras e equipamentos colocados na 13 de Julho, no trecho interditado entre o Iate Clube e o calçadão, sem que tivesse acontecido nada. "O trecho foi interditado por que havia o risco iminente de desabamento e provocar acidentes. Toneladas de pedras e equipamentos pesados foram colocados na área e não houve desabamento e uma rachadura sequer".
Ponto de vista 1
Segundo Bosco, o fato de não ter havido qualquer dano na área com todas as pedras que estão lá é porque nunca existiu o risco iminente de desabamento. "Acho que o Ministério Público se precipitou na ação de interditar a área. Não tem fundamento qualquer risco. O maior comprovante é o teste superior do pavimento que estamos vendo agora com máquinas e pedras que pesam muito mais que qualquer veículo que trafega pela avenida".
Ponto de vista 2
Ainda segundo o ex-deputado, o que se fez foi criar um problema sério de mobilidade urbana, que "enfeou" a cidade. "Agora a prefeitura vai fazer uma intervenção, que todos nós sabemos das consequências. Estão ai as consequências dos danos causados com as obras de aterro da Coroa do Meio. A natureza não perdoa", avalia.
Inserções 1
Ontem foi dia de várias inserções partidárias na TV. O PP, com o deputado estadual Venâncio Fonseca, cobrou reajuste do servidor público estadual, criticou o endividamento do Estado e acusou o governo de desgoverno. Já o PMDB mostrou ações de Jackson Barreto como prefeito, deputado federal e agora governador em exercício e disse que o partido ajuda Sergipe a ser mais forte e a valorizar o povo sergipano.
Inserções 2
A inserção do PCdoB mostrou o ex-prefeito Edvaldo Nogueira criticando o prefeito João Alves Filho (DEM) pela criação de mais um tributo com a taxa de iluminação pública. Falou que o PCdoB governou Aracaju por seis anos e não criou imposto algum, e que o aracajuano não merece pagar pela forma de governo "ultrapassada" do seu sucessor. O PSB, com o deputado federal Valadares Filho, falou da atuação dos parlamentares do partido no Congresso Nacional.
Inserções 3
Também ontem teve inserção nacional do PSB, com o presidenciável Eduardo Campos, governador de Pernambuco, dizendo ser o caminho para continuar levando o país para dias melhores.
Protesto
Nessa sexta-feira, o Movimento em Defesa da Zona de Expansão fará um manifesto pela defesa da permanência da área em Aracaju ao invés de passar para São Cristovão. Será a partir das 9h, no Robalo, em frente à Paróquia Santa Terezinha. Segundo José Marcos Alves, um dos coordenadores do movimento, os moradores temem que piore o sistema de saúde, educação e transporte se a zona de expansão passar para São Cristovão.
Curtas
Informações chegadas à coluna dão conta que o deputado estadual Zé Franco está por trás de uma manifestação que haverá hoje contra a falta de medicamentos no Case.
Dr. Hamilton, que assumiu recentemente a Fundação de Saúde, já providenciou a compra de um medicamento em São Paulo, que custa em torno de R$ 4 mil, para um portador de leucemia. Foi a falta desse medicamento que motivou a manifestação de hoje.
O senador Eduardo Amorim (PSC) esteve ontem com o ministro Aloizio Mercadante (Educação) na companhia do senador Walter Pinheiro (PT/BA), que confirmou que Sergipe terá um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco. "A Univasf é nossa! Mas a luta só para quando tivermos a primeira aula em nosso Estado", comemorou.
Em novo encontro com representante da TIM, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) recebeu informações de novos investimentos da operadora em Sergipe. Disse que as melhorias serão feitas ainda este ano e incluem a instalação de dez novas antenas e de fibra ótica.
O deputado federal Laércio Oliveira (SD/SE), que é membro da CCJ, comemorou a aprovação da proposta de emenda à Constituição que estabelece a exigência do diploma de curso superior em jornalismo como requisito para o exercício da profissão.
Disse Laércio que vai procurar o presidente da Câmara, Henrique Alves, para pedir a instalação da comissão especial para analisar o projeto o mais rápido possível. E também solicitará para ser membro.