Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br
Moradores de Itaporanga D´Ajuda, a 29 km de Aracaju, fecharam na manhã de ontem a BR-101, na altura do Km 113, em protesto à obra realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) que mudou o acesso ao município.
A manifestação aconteceu por volta da 7h30 e durou mais de uma hora. Os dois sentidos do trecho da ponte que liga São Cristóvão a Itaporanga ficaram interditados por representantes de vários segmentos sociais.
Os manifestantes reivindicaram ao DNIT a retomada de uma rotatória como alternativa de acesso à cidade. Agentes da Policia Rodoviária Federal e Policiais Civis estiveram no local. Os protestos causaram grande engarrafamento. A prefeita da cidade, Maria das Graças Garcez, a Gracinha (PSDB), foi até o local e iniciou negociação com os moradores com o objetivo de tentar desbloquear a rodovia.
De acordo com o vereador de Itaporanga, Gilmar Soares Cruz, Gilmar Ureia, o problema vem ocorrendo desde o inicio das obras de duplicação da BR-101, quando o DNIT fechou os acessos à cidade. Sem as vias de entrada, os moradores são obrigados a andar mais de 8 km para sair e entrar no município.
"Esta situação prejudicou muito a população, o que gerou duas moções de repúdio contra o DNIT na Câmara de Vereadores. Esperamos que agora haja uma solução", disse Gilmar. O vereador ressalta que com a retirada da rotatória, próxima à região Sul do Estado, os moradores são obrigados a pegar um desvio com uma distância de cerca de 4 km até a principal entrada de Itaporanga.
O vereador destacou ainda que além da liberação da pista, os moradores reivindicam a implantação de viaduto na entrada da cidade como forma de organizar o trânsito no local, que apresenta um número crescente de acidentes, gerando insegurança na população. Outra queixa da população é a retirada do ponto de ônibus na entrada da cidade. Com as obras, ele foi transferido para uma área distante 1 km do município. Segundo o taxista Aldair José Santos, que integra a comissão que participou da reunião com o DNIT ontem, a situação vem prejudicando a categoria e os passageiros. "Muitos taxistas estão deixando de rodar a partir das 18 horas desde a mudança de acesso à cidade, que já dura 15 dias, Durante este período os taxistas têm sido lavo de assaltos. Também fico mais perigoso para os passageiros que atravessam a BR. No local tem ocorrido acidentes, inclusive com mortes, por conta do trecho onde carretas, carros e caminhões passam muito rápido e quem vai entrar e sair tem muita dificuldade de acesso. Caso o DNIT não apresenta uma solução para o problema, vamos voltar a fazer a manifestação", disse.
Em nota enviada através da assessoria de comunicação, a prefeita de Itaporanga, Maria das Graças, comentou a manifestação. "Queremos que o DNIT reveja a entrada para a nossa cidade pela BR-101, pois com o fechamento o retorno para quem vem de Estância e quer entrar em nossa cidade ficou muito distante". Ela manifestou solidariedade à população. O protesto teve a participação de taxistas e mototaxistas, integrantes do Movimento Sem Terra (MST), pescadores e outras representações sociais.
O desbloqueio da BR-101 só foi possível graças à presença da prefeita que conseguiu negociar a liberação da pista em conversa com os manifestantes.
"A reivindicação dos taxistas, mototaxistas e da população em geral de Itaporanga é justa, pois a mudança da entrada para a nossa cidade ficou muito longe, o que dificultou bastante a vida de todos. Quem vem de Estância, por exemplo, e quer entrar em nossa cidade tem que rodar quilômetros para pegar o retorno. Não sou engenheira, mas acho que essa mudança piorou e muito o acesso à nossa cidade", diz Gracinha.
A pista foi liberada por volta das 9h, após o DNIT se comprometer com a Prefeitura de Itaporanga em rever a entrada de acesso à cidade. Uma comissão formada por representantes da prefeitura (prefeita Gracinha e o engenheiro da prefeitura, Igor Garcez), e representantes da Associação dos Pescadores de Itaporanga, MST, PRF, taxistas e mototaxistas foi recebida pelo superintendente Regional substituto do DNIT em Sergipe, Carlos Alberto Sarmento.
Após a reunião ficou definido que o superintendente fará uma visita, nesta quinta-feira, ao local de entrada da cidade para avaliar tecnicamente a possibilidade de uma nova entrada. A visita do superintendente será acompanhada pela prefeita Gracinha, vereadores e representantes da comunidade.
"Como está é que não pode continuar. A obra de duplicação da BR-101 é necessária e muito bem-vinda porque melhora as condições de trafegabilidade, mas não podemos concordar com a mudança realizada porque está prejudicando quem quer adentrar à nossa cidade", salienta a prefeita.

