Comércio e supermercados abrem hoje. Bancos estão fechados

Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br

Hoje, 31, véspera do Réveillon, o comércio, supermercados, shoppings e mercados municipais estarão abertos, com exceção de bancos e postos de saúde que estão fechados. Já as repartições públicas terão ponto facultativo. Os serviços emergenciais como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão nesta terça-feira e amanhã, feriado nacional.

Comércio – Nesta terça-feira, o comércio funciona das 8h às 17h. No dia 1º de janeiro, as lojas estarão fechadas.

Supermercados – As lojas do Gbarbosa Hiper Sul, Jardins, Farolândia, Francisco Porto, Hiper Norte, Riomar, Socorro, as lojas do Siqueira Campos, Mercado, São José, assim como os supermercados GBarbosa da Atalaia, João Alves, Santo Antônio, Santos Dumont, Eduardo Gomes, Augusto Franco, Ponto Novo, Orlando Dantas, Santa Maria e Barra dos Coqueiros funcionarão das 7h às 18h. Já no dia 1º de janeiro, todas as lojas estarão fechadas. A Rede Bompreço funciona até as 20h e no feriado do dia 1º fecha.

Shoppings – Shopping Riomar – Hoje será aberto das 9h às 18h e amanhã, apenas os restaurantes da praça de alimentação estarão abertos a partir das 12h; Shopping Jardins – Será aberto das 9h às 18h. Amanhã, 1º, os restaurantes da praça de alimentação estarão abertos a partir das 12h; Shopping Prêmio – Nesta terça-feira, 31, as lojas do shopping abrem das 10h às 19h. No dia 01 de janeiro, o centro de compras estará fechado, reabrindo normalmente no dia 02 de janeiro.

Bancos – As agências bancárias na capital e no interior não terão atendimento ao público hoje e amanhã, retomando as atividades na quinta-feira, 02. Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no período em que os bancos estiverem fechados poderão ser pagos no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Mercados e Feiras Livres – Os Mercados Municipais Centrais (Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco) e os Mercados Municipais Setoriais (bairros) funcionam normalmente até as 17h hoje. Amanhã, 1°, todos os mercados estão fechados. Feiras livres programadas para acontecer na quarta-feira não serão realizadas.

Hemose – O Hemocentro de Sergipe funciona nesta terça-feira das 8h ao meio dia. Já no dia 1º de janeiro, o Hemose estará fechado. A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados das 8h às 12h. Informações através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174. O Hemose está localizado à avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse)

Lazer – O Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) funciona normalmente todos os dias, das 5 às 22h.

Museus – O Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, Palácio Museu Olímpio Campos e o Museu da Gente Sergipana estão fechados. O Museu de Arte Sacra de Sergipe e Museu Afro Brasileiro estarão fechados por um período maior, até o dia 7 de janeiro, em razão da limpeza anual  para as atividades comemorativas do Encontro Cultural de Laranjeiras.

Bibliotecas – As bibliotecas Epifânio Dória e Aglaé Fontes fecham no dia 31 de dezembro, devido ao Ponto Facultativo, e no feriado do dia 1º.

Serviços públicos – O governador de Sergipe Jackson Barreto decretou feriado facultativo hoje, 31, em todas as repartições e órgãos estaduais da administração direta e indireta.
Tanto durante o ponto facultativo, quanto nos feriados nacionais, os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender às demandas da população.

O dia 31 de dezembro também será ponto facultativo na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), mas as unidades essenciais permanecem funcionando normalmente. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva (Zone Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) não irão fechar em nenhum momento, estarão de prontidão para receber os feridos e doentes. Os postos de saúde ficarão fechados hoje, dias 31, e amanhã, 1º de janeiro.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, no dia 02 de janeiro de 2014, o atendimento externo será suspenso pela necessidade da realização do inventário anual do setor de Farmácia do Case. As atividades retornarão ao normal no dia 03 de janeiro.

Compartilhe esta notícia