Prefeitura de Socorro realiza ações de combate à hanseníase

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações educativas para reforçar a prevenção da população contra a hanseníase. As atividades fazem parte da programação do Dia Mundial de Combate à Hanseníase e tiveram início nessa segunda-feira (27), na Unidade de Saúde Otaviana Matos, no conjunto Marcos Freire III.
Na local, a equipe especializada em hanseníase de Socorro promoveu uma palestra educativa com orientações sobre a doença, distribuição de panfletos e muita conversa. "Essa é uma forma de informar à população que a doença existe, tem tratamento, cura e que devem buscar nossas unidades para ter o melhor tratamento", diz a médica Mariamália Newton Andrade, dermatologista e hansenologista do município.
A iniciativa visa ainda conscientizar a comunidade acerca da existência da doença e alertar sobre os principais sinais e sintomas. "Conversar sobre a doença, colher da população o que sabem, esclarecer dúvidas e informar que a unidade de saúde é o melhor local para buscar orientações", informa Mariamália.
Somente em 2013, foram registrados 30 casos da doença em Socorro, e em 2014 já foram dois. Segundo a gerente do Núcleo de Turbeculose e Hanseníase, Jéssica Ingrid de Melo Ramos, os agentes de endemias e unidades de saúde fazem uma busca ativa dos casos e o devido encaminhamento. "Por isso, fazemos a semana de mobilização em todos os postos, de alguma forma eles estão envolvidos. O objetivo é um só: diminuir a incidência da doença", expõe Jéssica.

Hanseníase – É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz.  A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado no dia 30 de janeiro, é só mais uma maneira de salientar que a doença tem cura.

Compartilhe esta notícia