Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br
Na próxima segunda- feira, representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) se reunirão com lideranças comunitárias das cidades de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão para discutir alternativas diante de problemas de oferta de ônibus que vem sendo enfrentada pelos moradores.
A discussão foi realizada após protestos dos moradores na noite da última quarta-feira, 16, em torno do Terminal Rodoviário Luiz Garcia, no centro da cidade, reivindicando providências da SMTT de Aracaju para aumentar a quantidade de transporte coletivo na área.
Com as últimas chuvas o problema piorou e as comunidades enfrentaram grandes dificuldades de acesso ao transporte. Atualmente, segundo informações da SMTT de Aracaju, são ofertados dois ônibus da linha Quissimã, sendo um para cada município.
A falta de transporte afeta diretamente as comunidades que moram nos povoados Cardoso, São Luís, Fazenda Taboa e Assentamento Rosa Luxemburgo, na cidade de São Cristóvão. Em Socorro, os locais afetados pelo problema são Bita, Lavandeira, Oiteiros e Quissamã.
A integração do transporte é uma das alternativas discutidas entre os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju para melhorar a oferta de ônibus na região metropolitana, mas ainda não houve uma definição sobre o assunto, o que preocupa os moradores dos municípios.
O diretor de Transporte Público da SMTT de Aracaju, Péricles Menezes, explica que a solução do problema não depende somente da oferta de ônibus. "Para aumentarmos a quantidade de ônibus naquela região é necessário que haja primeiro a mudança viária na localidade. As ruas não apresentam condições de tráfego e quando chove a pista fica escorregadia, sendo um grande risco de acidentes", observa.
Na avaliação de Péricles Menezes é necessário que os moradores também provoquem as prefeituras chamando a atenção para a falta de infraestrutura do local. Ele relata que na quarta-feira esteve na área que atende os oito povoados e constatou a grande de dificuldade para os veículos trafegarem na localidade. "Vamos receber os moradores e esperamos também que as outras gestões municipais sejam provocadas para que haja uma ação em conjunto", sugere.


