Banco do Nordeste financia construção de clínica de radioterapia

O Banco do Nordeste formalizou ontem (23), contrato de financiamento da ordem de R$ 9,8 milhões com a Clínica Clinradi Radioterapia e Imagem. A assinatura do contrato foi realizada no Palácio de Despachos, em Aracaju, com a participação do governador Jackson Barreto, do superintendente estadual do Banco do Nordeste em Sergipe Saumíneo Nascimento, e de representantes do grupo empresarial, composto por médicos especialistas em oncologia.

Com recursos provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), por meio do Programa FNE Inovação Serviços, a contratação é destinada à construção e montagem da clínica. O projeto contempla a edificação de um prédio de três pavimentos e a aquisição de dois equipamentos médicos de última geração, para tratamento de pacientes com câncer. A obra, que está em andamento no Bairro Jardins em Aracaju, conta com investimento total da ordem de R$ 18 milhões.

"Queremos de fato reduzir o sofrimento do paciente com câncer, trazendo o que existe de melhor na tecnologia mundial para Sergipe, por meio de uma parceria consolidada graças à disponibilidade do Banco do Nordeste e do Governo do Estado", disse um dos sócios, o médico e empresário Nivaldo Farias Vieira. Ainda de acordo com o empresário, as máquinas estão em processo de importação e a abertura da clínica deve ocorrer em cinco meses.
"Pretendemos que o pleno funcionamento seja iniciado em meados de 2016, para cuidar dos pacientes que hoje precisam dispor de tratamento em outros estados. E o Banco do Nordeste tem uma participação capital nesse projeto, porque desde o início percebeu a importância para o povo sergipano. O Banco tem ajudado muito, porque presta uma assessoria muito interessante, e a gente sente que graças a esse apoio o projeto vai ser finalizado a contento", declarou Nivaldo.

Por meio do financiamento do Banco do Nordeste, serão adquiridos um acelerador linear e um equipamento de braquiterapia. O primeiro dispositivo é utilizado no serviço de radioterapia, com a função de emitir radiação aplicada em diversos tipos de tratamento contra o câncer.
E o segundo equipamento, também conhecido como radioterapia interna ou de fonte selada, é normalmente usado para o tratamento contra o câncer de colo do útero, da próstata e da pele. A braquiterapia pode ser empregada de forma independente ou em combinação com outras práticas terapêuticas, como a cirurgia e a quimioterapia.

Além do serviço de radioterapia, a unidade vai oferecer serviços laboratoriais, clínicos, exames de tomografia e outros serviços de complementação diagnóstica e terapêutica. E aliada à moderna infraestrutura, a clínica deve funcionar também como centro de formação profissional.
Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste Saumíneo Nascimento, "esse financiamento é uma demonstração de que as diretrizes da ação financiadora do Banco do Nordeste estão relacionadas com a ideia de crescimento econômico, como forma de alcançar melhoria nos indicadores de bem-estar social da Região Nordeste. E nesse caso específico, temos a inovação no setor de saúde, que tem sido um bom demandador de crédito aqui em Sergipe. Modernos hospitais e clínicas contaram com o apoio do Banco do Nordeste para o seu processo de implantação, expansão e modernização".

Ainda de acordo com o superintendente, em breve o Banco do Nordeste vai promover uma reunião na Sociedade Médica de Sergipe para discutir as demandas existentes por crédito para o setor de saúde e apresentar as linhas disponíveis de financiamento, visando alavancar novas operações e ampliar a oferta de serviços de saúde para a população sergipana.
Também estiveram presentes os secretários de Estado da Saúde, José Macedo Sobral, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Francisco Dantas, da Infraestrutura, Valmor Barbosa, da Comunicação, Sales Neto, o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o gerente geral da agência do Banco do Nordeste em Laranjeiras, Jorge Luis de Oliveira Silva, entre outras autoridades e funcionários do Banco.

Compartilhe esta notícia