Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Um Boletim de Ocorrência foi protocolado na Delegacia Plantonista na manhã do último domingo por profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Conforme denúncia feita junto à Polícia Civil, médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam no sistema estão enfrentando sobrecarga de trabalho devido à defasagem de profissionais. No dossiê apresentado, consta que, no turno da manhã a escala constava apenas quatro médicos reguladores, quando deveriam existir cinco. Já nos turnos da tarde e noite, a situação é ainda mais agravante, segundo os sindicatos.
Por sua vez o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou que no dia da denúncia foi disponibilizado um profissional extra para cobrir o desfalque. Porém, não houve disponibilidade de tempo dos profissionais contatados por se tratar de uma solicitação repentina. Durante a manhã, percebeu-se que mais um profissional não compareceu, porém nada foi comunicado à gestão do serviço. Assim, de uma escala com seis médicos reguladores, ficaram em 4 de plantão. A Central de Regulação do Samu 192 Sergipe trabalha com um padrão de escala médica diferente do padrão proposto pelo Ministério da Saúde em Portaria que preconiza cinco médicos reguladores no plantão diurno e quatro no plantão noturno.
Em contraponto a direção do Sindicato dos Servidores do Samu destaca ainda que, além dos municípios que formam a Grande Aracaju, as cidades de Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Propriá, Rosário do Catete e Tobias Barreto estão enfrentando o mesmo problema há mais de dois anos. Por parte dos gestores sindicais, a preocupação gira em torno de boatos que indicam a redução do quadro de profissionais, ou mesmo o fim dos plantões durante os períodos vespertinos e noturnos dos dias de domingo. Esta informação foi negada pela superintendência geral do Samu Sergipe.
"O Samu distribui 6 vagas para médicos reguladores diariamente nas 24h de funcionamento do nosso serviço. A manutenção desse diferencial é justamente pensando na qualidade de trabalho dos profissionais que ali executam suas atividades laborativas".


