Bandidos roubam placas solares de estação hidrometeorológica

Com objetivos nada científicos, bandidos roubaram as placas de energia solar de duas torres de estações hidrometeorológicas, uma localizada na barragem do rio Poxim e outra na BR-101, ambas no território de São Cristóvão.

Os instrumentos foram instalados pelo Centro de Meteorologia de Sergipe, ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e têm um papel importantíssimo: alerta quando o nível da barragem se eleva e oferece riscos de enchentes, municiando as autoridades, como Defesa Civil, a tomar medidas preventivas que deem segurança à população. Além disso, os aparelhos monitoram o volume das chuvas.

O que chama a atenção é que esta é a quarta vez que a torre, no Poxim, é roubada, e em todas as ocasiões os bandoleiros conseguiram serrar, contorcer e derrubar a estrutura antes de levar a placa solar, deixando o aparelho completamente danificado e sem condições de uso.

A Secretaria de Segurança informou que as polícias Militar e Civil ainda não puseram as mãos nos assaltantes e que pretende fazer uma reunião para avaliar o episódio.

 

Compartilhe esta notícia