Mãe e padrasto são indiciados por morte de criança

A Polícia Civil concluiu ontem o inquérito que apurou a morte de uma criança de um ano e nove meses, que aconteceu no mês passado em Simão Dias (Centro-Sul). O padrasto José Leandro Santana Santos, que está preso, e a mãe da criança foram indiciados por homicídio qualificado. A menina, que ficou internada por 10 dias no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, morreu vítima de traumatismo craniano e outras lesões decorrentes das agressões que sofreu no dia 30 de outubro.

Segundo o delegado Clever Farias, a conclusão do inquérito teve como resultado o indiciamento do padrasto e da mãe da criança. “Apesar de não estar presa, ela foi indiciada pelo mesmo crime. A mulher está amamentando o filho recém-nascido, e este foi motivo para a não representação da preventiva no momento. Os órgãos de proteção à criança vão fiscalizar a mãe para que isso não se repita com outras crianças”, afirmou.

Os policiais da delegacia apuraram que, no dia do crime, ao encaminhar a menina para unidade de saúde de Simão Dias, a mãe e o padrasto alegaram que ela teria se engasgado. No entanto, durante o atendimento médico foi verificado que a criança apresentava múltiplas fraturas e lesões nos olhos, lábios, orelha e virilha, além de apresentar um quadro de traumatismo craniado.  A vítima foi transferida para o Huse, onde acabou morrendo no dia 9 de novembro.

Após o ocorrido, o casal fugiu de Simão Dias. No andamento das investigações, funcionários do hospital e conselheiros tutelares foram ouvidos, juntamente com testemunhas, que revelaram que o acusado costumava agredir a criança. O laudo cadavérico indicou ainda fraturas anteriores, já calcificadas, no fêmur e no joelho. José Leandro foi preso em Lagarto, dias depois da morte da menina, e disse em depoimento que a criança teria caído da cadeira após ser agredida com uma sandália. Segundo a polícia, o acusado alegou ainda que a menina chorava muito e isso o deixava irritado.

Compartilhe esta notícia