Mais de 114 toneladas de sementes de milho são entregues no Alto Sertão
Publicado em 16 de maio de 2018
Por Jornal Do Dia
O produtor José Antônio Ferreira, conhecido como Betinho, é dono de pequena propriedade com pouco mais de 36 hectares. Ele integra o grupo de 11.400 produtores familiares do Alto Sertão que recebem semente de milho do governo do Estado este ano. Nesta terça-feira (15), a entrega foi realizada pelo governador Belivaldo Chagas nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Além das sementes, o governador entregou da autorização de uso de terra a agricultores da Colônia Agrícola Herbert de Sousa, em Poço Redondo.
A entrega de sementes que teve início nesta segunda-feira (14), em Carira, abrange todo o estado. Ao todo, serão distribuídas 247 toneladas de sementes certificadas de milho das variedades catingueiro e BR 106 e 90 toneladas de sementes de milho na variedade crioula, que se destinam ao plantio da safra 2018.Um investimento de R$ 1.383.200,00, recursos estaduais do Funcep – Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza.
"Nós começamos a distribuição ontem, no município de Carira. Hoje (ontem), estamos dando continuidade nos municípios de Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco. São cerca de 300 toneladas de sementes que estamos distribuindo, sementes de qualidade. Esta é uma ação importante, que conta com a parceria dos municípios, sindicatos e associações, os quais cuidam diretamente dos interesses dos pequenos produtores rurais. O agricultor fica na expectativa da chuva. Preparou a terra, choveu e, de imediato, ele lança a semente. Portanto, a expectativa é que tenhamos novamente uma safra recorde. Quero destacar que a semente não vai ser entregue só na presença do governador. Autorizei a Emdagro a já entregar em alguns municípios para que o plantio aconteça no tempo certo. Nosso trabalho é fortalecer a agricultura", ressaltou o governador Belivaldo Chagas.
Os produtores do Alto Sertão receberão 114 toneladas de sementes BR 106 e Catingueiros (convencionais), que beneficiarão 11.400 produtores da agricultura familiar. A primeira parada para a entrega foi em Glória, onde foram distribuídas 18 toneladas de sementes de milho convencional para 1.800 famílias. As sementes crioulas, agroecológicas logo começarão a ser distribuídas.