Deputado destaca aprovação da MP do Frete

Em discurso, o deputado federal João Lula Daniel (PT/SE) comemorou a aprovação da MP que define os preços mínimos do frete, que para ele é resultado da luta da classe trabalhadora, especialmente dos caminhoneiros de todo o Brasil. A definição de um valor mínimo para o frete era uma das reivindicações dos caminhoneiros que fizeram greve no fim de maio.

De acordo com a proposta aprovada, agora caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definir um valor mínimo para os fretes com base nos custos operacionais totais da atividade. A ANTT deverá publicar os valores duas vezes ao ano. Logo após a aprovação, o deputado João Daniel parabenizou toda a classe dos caminhoneiros. "Nós queremos parabenizar todos os caminhoneiros do Brasil e dizer que esta greve dos caminhoneiros mostrou que a força da classe trabalhadora, que produz e que trabalha, quando se organiza e sabe fazer as suas manifestações, ela tem sucesso e tem vitória. Essa é uma vitória da luta dos caminhoneiros", disse o deputado.

O projeto ainda obriga a ANTT a publicar uma nova planilha de preços sempre que houver uma variação de 10%, para mais ou para menos, no preço do óleo diesel dentro mercado nacional. "Esta vitória impôs ao governo golpista que não queria discutir a questão dos caminhoneiros, que não queria discutir o problema da Petrobras, o problema dos combustíveis, obrigou o Congresso Nacional a parar, debater e aprovar. Que isto sirva como lição para toda classe trabalhadora. Quem quiser conquistar, neste sistema, melhores condições de vida, só com luta e com organização", frisou João Daniel.

Compartilhe esta notícia