A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira os detalhes da investigação do assassinato do motorista de aplicativo Lucas Pasolyne Santos Bezerra, encontrado morto em 9 de maio deste ano, na Barragem Jaime Umbelino, em São Cristóvão. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cinco pessoas estão diretamente envolvidas no crime, incluindo Gabriel dos Santos Oliveira, que é primo da vítima e foi apontado pela policia como mandante e principal responsável por articular a emboscada que matou Lucas.
Gabriel foi preso nesta quarta-feira, junto com outros três suspeitos: André Felipe Nascimento Santos, o ‘Gordinho’; Adriano Barbosa de Santana, o ‘Gavião’; e Fabiano Santos Cardoso, o ‘Compadre’, todos apontados como participantes do crime. Além deles, a polícia também procura por Jailson dos Santos Galvão, considerado foragido. Os cinco envolvidos já possuem passagens por outros crimes de por homicídio e roubo, e foram identificados a partir de imagens de câmeras instaladas no trajeto que foi feito por Lucas, entre o bairro Jardins (zona sul) e um posto de combustível no povoado Pai André, em Nossa Senhora do Socorro.
As investigações duraram cerca de seis meses e tiveram o Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol). De acordo com a delegada Thereza Simony Silva, do DHPP, o primo da vítima disse que planejou o crime porque o motorista teria roubado pertences de um traficante, que era irmão de Gabriel. "Em seu interrogatório, Gabriel disse que Lucas tinha roubado uma arma de fogo do traficante e homicida Ismaike, que morreu em um acidente de carro no bairro Aruana, 15 dias antes do homicídio", afirmou ela.
Lucas foi morto depois de fazer uma corrida junto com um colega. Na ocasião, de acordo com, a testemunha, ele foi acionado por Gabriel, que pediu para ir buscar um cachorro no Jardins. "Chegando lá, ele foi informado que o animal estaria no posto de combustível. Nesse local, Gavião entrou no carro e avisou que o cão estaria no Timbó. O Lucas percebeu que tinha alguma coisa errada, acelerou o carro e tentou fugir. Foi quando Jailson apontou uma arma de fogo para ele e mandou parar o veículo. nesse momento a testemunha abriu a porta e saiu correndo", descreveu Thereza. O corpo de Lucas foi encontrado com sinais de extrema violência, tendo as mãos e os pés amarrados, a boca amordaçada e uma faca cravada na nuca, além de várias perfurações pelo corpo.


