Sexta, 27 De Dezembro De 2024
       
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Filas nas agências bancárias continuam


Publicado em 28 de março de 2020
Por Jornal Do Dia


FILA NA FRENTE DA AGÊNCIA DA CAIXA NO SIQUEIRA ONTEM DE MANHÃ

Fila na entrada da agência da Caixa no Siqueira Campos, ontem de manhã

 

Apesar das orientações 
mundiais, filas sem dis
tanciamento social de dois metros entre clientes de instituições bancárias seguem sendo formadas em agências instaladas no estado de Sergipe. No bairro Siqueira Campos, na manhã de ontem foi possível identificar esse problema que segue configurando o cenário local em meio à pandemia do novo coronavírus. Funcionários administrativos e agentes de segurança chegaram a solicitar que as pessoas obedecessem as medidas preventivas, mas não foram respeitadas. Agentes da Polícia Militar também se sensibilizaram com a ação dos bancários, realizaram diálogos com a população, mas também não obtiveram o êxito desejado. 
 Já na área interna, grupos de cinco pessoas, por vez, estão acessando as plataformas de autoatendimento, e/ou guichês de atendimento pessoal, como forma de minimizar os riscos de contaminação do COVID-19. Além dessa medida, itens como álcool em gel e lenços umedecidos estão sendo disponibilizados, e apenas uma pessoa por família está sendo liberada para acessar o banco em um só momento; exceto em caso de acompanhantes de idosos, ou caso ambos necessitem realizar transações. A aglomeração de pessoas foi registrada por volta das 10h em agências do Itaú, pontos e agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Em todos esses locais os gerentes garantiram repassar orientações, mas o desrespeito prevalece.
"Medidas de adaptação neste momento de crise e prevenção estão sendo adotadas todos os dias ao longo das últimas duas semanas, mas infelizmente muitos clientes acabam atendendo ao pedido inicial, mas minutos depois passam a desrespeitar; se juntam novamente e não ficam nem meio metro de distância. É realmente uma situação complicada, difícil de se operacionalizar, mas que deve partir, sobretudo, da consciência de cada um. Apenas unindo as nossas iniciativas pessoais será possível combater o coronavírus e vencer essa guerra", destacou a gerente Flávia Porto. Os clientes, por sua vez, reconhecem o erro, mas alegam que falta compreensão unificada acaba atrapalhando e inviabilizando o sucesso das medidas de proteção.
De acordo com o Banco Central, para a realização de saques, além dos terminais de autoatendimento das agências e dos terminas do Banco 24 Horas, a operação também pode ser efetuada diretamente nas casas lotéricas. Para pagamentos, pode ser utilizada a função débito do cartão de crédito sem custo adicional. A quitação dessas contas também pode ser realizada nas casas lotéricas e correspondentes bancários. Os gerentes bancários enaltecem ainda o apoio operacional por meio dos aplicativos de cada instituição bancária os quais permitem pagamentos e transferências, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências bancárias. Essas iniciativas tecnológicas ofertam maior comodidade aos clientes, evitam aglomerações e demais riscos.

Apesar das orientações  mundiais, filas sem dis tanciamento social de dois metros entre clientes de instituições bancárias seguem sendo formadas em agências instaladas no estado de Sergipe. No bairro Siqueira Campos, na manhã de ontem foi possível identificar esse problema que segue configurando o cenário local em meio à pandemia do novo coronavírus. Funcionários administrativos e agentes de segurança chegaram a solicitar que as pessoas obedecessem as medidas preventivas, mas não foram respeitadas. Agentes da Polícia Militar também se sensibilizaram com a ação dos bancários, realizaram diálogos com a população, mas também não obtiveram o êxito desejado. 
 Já na área interna, grupos de cinco pessoas, por vez, estão acessando as plataformas de autoatendimento, e/ou guichês de atendimento pessoal, como forma de minimizar os riscos de contaminação do COVID-19. Além dessa medida, itens como álcool em gel e lenços umedecidos estão sendo disponibilizados, e apenas uma pessoa por família está sendo liberada para acessar o banco em um só momento; exceto em caso de acompanhantes de idosos, ou caso ambos necessitem realizar transações. A aglomeração de pessoas foi registrada por volta das 10h em agências do Itaú, pontos e agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Em todos esses locais os gerentes garantiram repassar orientações, mas o desrespeito prevalece.
"Medidas de adaptação neste momento de crise e prevenção estão sendo adotadas todos os dias ao longo das últimas duas semanas, mas infelizmente muitos clientes acabam atendendo ao pedido inicial, mas minutos depois passam a desrespeitar; se juntam novamente e não ficam nem meio metro de distância. É realmente uma situação complicada, difícil de se operacionalizar, mas que deve partir, sobretudo, da consciência de cada um. Apenas unindo as nossas iniciativas pessoais será possível combater o coronavírus e vencer essa guerra", destacou a gerente Flávia Porto. Os clientes, por sua vez, reconhecem o erro, mas alegam que falta compreensão unificada acaba atrapalhando e inviabilizando o sucesso das medidas de proteção.
De acordo com o Banco Central, para a realização de saques, além dos terminais de autoatendimento das agências e dos terminas do Banco 24 Horas, a operação também pode ser efetuada diretamente nas casas lotéricas. Para pagamentos, pode ser utilizada a função débito do cartão de crédito sem custo adicional. A quitação dessas contas também pode ser realizada nas casas lotéricas e correspondentes bancários. Os gerentes bancários enaltecem ainda o apoio operacional por meio dos aplicativos de cada instituição bancária os quais permitem pagamentos e transferências, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências bancárias. Essas iniciativas tecnológicas ofertam maior comodidade aos clientes, evitam aglomerações e demais riscos.

 

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