Através das equipes operacionais da Prefeitura de Aracaju, foram realizadas 22 vistorias no bairro Aruana
Fiscais visitam lojas no bairro Aruana
Publicado em 18 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
Através das equipes operacionais da Prefeitura de Aracaju, foram realizadas 22 vistorias no bairro Aruana
Fiscais visitam lojas no bairro Aruana
Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Aracaju deu continuidade aos trabalhos de orientação e fiscalização aos estabelecimentos comerciais da cidade para averiguar o cumprimento das medidas emergenciais previstas nos decretos do governo do estado e do município para enfrentamento à pandemia. Através das equipes operacionais da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), foram realizadas 22 vistorias, no bairro Aruana.
A ação integrada entre a Defesa Civil, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e Guarda Municipal de Aracaju (GMA) resultou em 12 orientações e outras dez notificações. O principal foco, em relação aos segmentos autorizados a funcionar, é verificar a adequada aplicação das normas de biossegurança.
O empreendimento de Tatiane dos Santos, que possui autorização para funcionamento, foi visitado pelas equipes. "Eu acho esse trabalho de extrema importância, porque nós lemos as orientações nos decretos, mas não temos um exemplo. Aqui, eles orientam de maneira mais clara e objetiva sobre a maneira como devemos proceder. Quando somos bem orientados, conseguimos melhorar a forma de atender e executar os procedimentos de higienização. É uma ação que vem para somar. É do nosso interesse, pois envolve também a saúde dos nossos colaboradores", avaliou a empresária.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que o trabalho é contínuo. "As fiscalizações irão continuar, principalmente no intuito de orientar os comerciantes, que possuem autorização para abertura dos seus estabelecimentos, quanto às normas de biossegurança. Esse é um trabalho contínuo da Prefeitura e um trabalho diuturno de todas as equipes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania. Nós temos certeza de que, cada vez mais, o aracajuano vai compreender o seu papel em evitar que essa doença se espalhe ainda mais, buscando o isolamento social e distanciamento social, que são as melhores prevenções para a covid-19. Continuaremos juntos com muito trabalho e com muita vontade para melhorar os índices, diminuir a curva e dar tratamento digno aos aracajuanos que precisarem da rede hospitalar", afirma o secretário.
As vistorias também mantêm atenção aos estabelecimentos que não possuem autorização para funcionar, com base nos decretos. Diante da identificação de irregularidades as medidas cabíveis são adotadas, como ocorreu com lojas de vestuários e salões de beleza em situação de irregularidade.