O Hospital Universitário de Aracaju
HU amplia atendimentos ambulatoriais com medidas de segurança
Publicado em 26 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) começou a ampliar os seus atendimentos ambulatoriais eletivos. A medida ocorre de forma gradual e respeitando os protocolos de biossegurança já implementados nos ambulatórios.
De acordo com a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFS, enfermeira Ana Paula Lemos, estão mantidas todas as orientações e estratégias de prevenção contra a Covid-19. "Os pacientes estão sendo convocados por telefone para atendimento em algumas especialidades, de forma criteriosa e seguindo recomendações. Os profissionais atendem de forma presencial por blocos de horário, a fim de evitar a aglomerações em salas de espera", pontua Ana Paula.
Ela explica que a marcação e confirmação das consultas agendadas está sendo feita preferencialmente por telefone, com a orientação para que os pacientes cheguem pelo menos meia hora antes do atendimento agendado e listando alguns cuidados do seu transporte até o hospital, bem como investigando a existência de sintomas gripais prévios.
"É necessário informar aos pacientes e acompanhantes que o uso da máscara é obrigatório para adentrar ao HU-UFS. Está sendo realizado o acolhimento de todos os pacientes a serem atendidos para verificar o histórico de sintomas gripais e tomar as medidas de precaução já preconizadas. São intensificados também os cuidados em relação à higiene com a lavagem das mãos de forma mais frequente e o uso de álcool gel para os profissionais e pacientes", destaca a enfermeira.
Outra medida importante do hospital para essas atividades assistenciais foi a implementação de novas tecnologias da informação, como o prontuário eletrônico no Serviço Ambulatorial. "Todos os dados e a assistência realizada aos pacientes estão sendo registrados em prontuário eletrônico, com a finalidade de otimizar o acesso às informações", detalha Ana Paula.
A solicitação de exames laboratoriais, de métodos gráficos e de imagem também sofreu mudanças. Agora, pode ser realizada pelo Sistema Mais Exames, um processo eletrônico seguro e que possibilita ao paciente a facilidade de pegar o resultado do seu exame pela internet, utilizando senha e cadastro próprios. "O profissional médico também visualiza esse resultado de forma eletrônica", complementa.
"Vale ressaltar que serviços de referência do HU-UFS mantiveram os seus atendimentos desde o início da pandemia, a exemplo do Programa de Triagem Neonatal; do Núcleo de Perícias em Reumatologia; do Centro de Infusão de Terapias e Imunobiológicos (CITI); do Núcleo de Alergia Alimentar; do Ambulatório de Pré-natal de Alto Risco; do Ambulatório de pacientes com Hanseníase; do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais; do Serviço de Hepatologia; do Ambulatórios de pacientes em pré e pós transplantes de rim e fígado e do Ambulatório de Cicatrização", detalha.