Agente da vigilância inspeciona casa no Japãozinho
Mutirão de combate ao Aedes aegypti chega ao Japaozinho
Publicado em 13 de setembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Mesmo com as limitações da pandemia, o trabalho da Prefeitura de Aracaju no combate ao Aedes aegypti não parou. Neste sábado, aconteceu mais um mutirão de combate ao mosquito, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Além de vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito nas praças, terrenos e áreas de uso comum na localidade, os agentes de combate a endemias também adentraram os imóveis, aplicando todas as medidas sanitárias recomendadas, fazendo uso dos equipamentos de proteção individual e com a devida autorização dos proprietários.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, até o momento, já foram notificados na capital 2.591 casos de arboviroses. Destes foram confirmados 924 casos, sendo 463 de dengue, 444 de chikungunya e 17 de zika.
"Ao longo de todo o ano esse serviço vem sendo realizado para manter o controle e evitar um novo surto do mosquito na capital. Fazemos esse trabalho intensivo durante a semana, e reforçamos com os mutirões, que acontecem três sábados por mês. Mas é essencial que cada um faça sua parte, principalmente monitorando os quintais, áreas externas das residências, pois é onde encontramos grande parte dos focos do mosquito", declarou o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.
Além dos mutirões (que são realizados três sábados por mês) e das visitas domiciliares, durante a semana, os bairros com maiores índices de infestação também recebem a aplicação de UBV (Fumacê costal). A ação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, período do dia em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. Nesta segunda-feira, as equipes estarão aplicando o fumacê costal no bairro Suissa. Na terça, é a vez do Jabotiana; seguido pelo Porto Dantas, na quinta; e o bairro Novo Paraíso, na sexta-feira.