Nos anos iniciais, a média do Ideb 2019 foi de 5,1, em 24º lugar entre os estados
São Cristóvão é a quinta colocada do Estado no IDEB 2019
Publicado em 16 de setembro de 2020
Por Jornal Do Dia
São Cristóvão é o município com o maior crescimento na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2019 em Sergipe. O município apresentou um crescimento de 1,2 pontos nos anos iniciais e 0,5 pontos nos anos finais do Ensino Fundamental. Saltando da 49ª posição no Estado para a quinta posição.
É um alcance histórico para o município de São Cristóvão que em 2017 teve nota de 3,2 e foi para 5,0 em 2019. O maior salto de pontos no âmbito do Estado de Sergipe. A meta para os anos iniciais foi superada e São Cristóvão teve o maior crescimento proporcional do IDEB no Estado.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Josinalva Santos da Silva, consegui atingir a média de 6,0 pontos, apresentando um crescimento de 2,2 pontos, a maior nota entre todas as escolas.
A secretária de educação Quitéria Barros, disse que esse resultado reflete o investimento que vem sendo feito na educação do município. "Quando se leva a sério a educação e não se mede esforços para que alunos e professores tenha conforto, boas condições de ensino e aprendizagem, os resultados aparecem. São Cristóvão assumiu a política de educação como prioridade, assumiu a postura de cidade educadora e agora foi reconhecida", lembrou a secretária.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB foi divulgado no dia de hoje pelo Ministério da Educação no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. O Índice criado em 2007 reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
O município de São Cristóvão possui 30 escolas que ofertam a educação infantil e o ensino fundamental. Destas, 18 participaram da proficiência em português e matemática, apresentando resultados que demonstram o compromisso com a política educacional do município.