Mensagem diz que criminosos estão se passando por agentes da Saúde
Publicado em 06 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
A Secretaria Munici pal da Saúde de Aracaju (SMS) divulgou neste sábado um comunicado oficial sobre mensagens que alertam para a suposta ação de criminosos, os quais estariam se apresentando como falsos funcionários do órgão. De acordo com o aviso, circula nas redes sociais a informação sobre uma suposta tentativa de assalto com homens que usariam identificação da Vigilância Sanitária e percorrem as residências alegando a realização de testes para covid-19.
Ainda não há um número de queixas formais nesse sentido à Polícia ou à Ouvidoria da SMS, mas a assessoria da repartição confirmou ao JORNAL DO DIA que já recebeu mensagens de whatsapp com um timbre de "comunicado oficial", que inclusive negam a existência de testes feitos pelas autoridades de saúde. "Avisem aos seus familiares e amigos para não abrirem a porta para ninguém que se diz da Vigilância Sanitária ou de qualquer outro órgão, dizendo que vai fazer o teste para o vírus. Estão assaltando as casas com esse pretexto. Não existe nenhum tipo de teste sendo feito pelo Estado ou pelo Município", diz a mensagem, em tom alarmista.
A SMS pede atenção aos aracajuanos e esclarece que "existe o programa Aracaju Pela Vida, o qual realiza atendimento domiciliar para pacientes já atendidos nas unidades de referência para o coronavírus e que estão em isolamento domiciliar com exames confirmados ou suspeitas da covid-19, nos quais há riscos de agravamento, como em idosos ou em pessoas com comorbidades".
Ainda conforme a secretaria, as visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nos mesmos dias e horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as equipes vão com paramentação necessária (equipamentos de proteção individual). Qualquer dúvida, a população pode ligar para a ouvidoria por meio do número 0800-729-3534, opção 7.A SMS ainda chama a atenção para a importância das pessoas se conscientizarem no sentido de evitar aglomerações, respeitar o distanciamento social, usar máscara e cumprir o período de isolamento em casa.