Já é Carnaval
Publicado em 14 de fevereiro de 2021
Por Jornal Do Dia
Feriadão em plena pandemia não deveria inspi- rar maiores cuidados. O número ainda alto de mortes diárias provocadas pela Covid-19 – contadas aos milhares, Brasil afora -, deveria bastar para a população aquietar o facho. Mas, infelizmente, não é assim. Os bares abertos dão a falsa sensação de normalidade. A romaria dos cidadãos em folga nas estradas é a maior prova. Na prática, teme-se, o decreto do governo de Sergipe não terá força para cancelar o Carnaval.
As equipes da PRF caíram em campo para fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito nas rodovias federais. De acordo com a corporação, o foco será em irregularidades como velocidade acima do permitido, embriaguez ao volante e ultrapassagens em desacordo com as regras. Também será dada atenção para o transporte de crianças.
Para todos os efeitos, já é Carnaval. Como em outros feriados com grande movimentação nas estradas, a PRF recomenda medidas para evitar qualquer tipo de problema durante a viagem, entre as quais o respeito às leis de trânsito, especialmente em relação aos limites de velocidade e à proibição de dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas.
O falso normal vigora. Não deveria. Os números da pandemia são ainda muito preocupantes. A última quinta-feira foi o terceiro dia com mais mortes por covid-19 no Brasil desde o início da pandemia. Foram 1.452 óbitos registrados, elevando o total a 236.397 e mantendo a média móvel de uma semana acima de mil pelo 22º dia consecutivo.
A PEC que viabilizará o pagamento do auxílio emergencial é de guerra. O número de mortos pela pandemia, também.