Após a realização de uma intensa campanha educativa e de ações de orientação para o pleno funcionamento dos novos corredores exclusivos do transporte coletivo da capital (Beira Mar/ Centro-Jardins/ Augusto Franco e Hermes Fontes), a Prefeitura de Aracaju decidiu estender o prazo de adaptação até o dia 30 de setembro, conforme anunciado pelo superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (11), no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no bairro Ponto Novo. Além disso, está autorizada a circulação de táxi e transporte escolar no corredor Hermes Fontes, até então exclusivo em tempo integral para ônibus.
Condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres permanecem em fase de adaptação até o final deste mês, sem que sejam aplicadas penalidades/multas em caso de desrespeito às novas regras de circulação nos corredores de ônibus. Enquanto isso, as ações da campanha educativa da SMTT permanecem de maneira efetiva, conscientizando os envolvidos no trânsito da capital para que possam, cada vez mais, entender as mudanças e respeitá-las.
O objetivo da gestão municipal com os corredores de ônibus é priorizar o transporte coletivo e otimizar a operação do sistema para reduzir o tempo de deslocamento dos usuários. De acordo com o superintendente Renato Telles, durante os primeiros 30 dias foram realizados alguns ajustes importantes para que se chegasse ao cenário atual, de ampliação do respeito às regras de circulação nos corredores e às faixas de pedestres e lombofaixas, tornando o trânsito mais fluido e ágil.
Ajustes – Diversas análises e ajustes foram realizados pela SMTT ao longo dos últimos 30 dias, a exemplo dos tempos semafóricos; melhorias na sinalização viária; adequação no enfoque da campanha educativa à característica da parada/local; acréscimo de sinalização indicativa nas paradas do corredor Hermes Fontes para o acesso à faixa de pedestre; reforço na orientação às empresas de ônibus para que embarque e desembarque ocorrem apenas nas plataformas dos abrigos e adequação na operação de ônibus nas saídas dos terminais.
Além disso, a SMTT decidiu alterar o horário da faixa exclusiva no trecho entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite, onde a proibição de circulação dos automóveis passa a ser de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e de 16h às 19h. Também ocorre a padronização de horário nos corredores Beira Mar e Centro-Jardins, sem prejuízo no horário de pico para usuários do transporte coletivo.
Especificamente no corredor Hermes Fontes, a SMTT passou a permitir a circulação de táxi e transporte escolar, que já tinham permissão para nos demais corredores, sendo proibida, no entanto, a realização de embarque e desembarque dentro do corredor.


