Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Com acumulado de 402 mm de chuva, Aracaju ultrapassa média histórica em abril


Publicado em 04 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


No mês de abril, Aracaju bateu recorde no acumulado de chuva para o período. Foram 402 milímetros (mm), ultrapassando a média histórica para todo o mês, que é de 193 mm. O volume também é superior quando comparado com os três anos anteriores, 2023, 2022 e 2021, onde foram registrados 241 mm, 243 mm e 202 mm, respectivamente, índices também acima da média.
De acordo com a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), foram contabilizadas 165 ocorrências no mês passado, aumento de 91,9% em comparação com o mesmo período de 2023, com destaque para o crescimento do registro de alagamentos (46), que triplicou, e para o registro de ocorrências de avaliação de riscos de colapso estrutural (81), que aumentou uma vez e meia.
Ainda segundo a Semdec, 49,1% das ocorrências no mês de abril deste ano foram de avaliação de risco estrutural (11). Além disso, foram emitidos cinco alertas para chuvas fortes, o mesmo quantitativo registrado em 2023, porém, com número de ocorrências em quantidade significativamente maior.
Já o bairro que teve maior número de solicitações foi o Santa Maria (9,3%), seguido por: Cidade Nova (8,7%), Porto Dantas (7,5%), 18 do Forte e Industrial (5,6%) e Santos Dumont (5,0%).

Maio chuvoso – A previsão é de mais precipitações. Isso porque o mês de maio, que acabou de se descortinar, é historicamente o mais chuvoso do ano. Somente nas últimas 24h, o índice pluviométrico foi de 66 mm, podendo chegar, no acumulado, a 72 mm até às 12h desta sexta-feira.
Apesar do significativo volume de chuvas que caiu sobre a capital na manhã de quinta-feira, dia 2, a normalidade foi restabelecida após o cessamento das chuvas, no final da manhã, com os canais limpos e funcionando plenamente, além de ruas sem alagamentos.
De acordo com o gestor da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, a previsão para todo o mês de maio é de 500 mm no acumulado. “Maio é o mês que mais chove não somente em Aracaju. Há previsão de cerca de 500 mm no acumulado, muita chuva pela frente. Contudo, nós estamos preparados para enfrentar e atenuar possíveis transtornos à população”, afirma o gestor.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade