TRIBUNA
Publicado em 20 de dezembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Edvaldo
O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) ofereceu ontem à tarde aos jornalistas e radialistas um almoço de confraternização e término de mandato. Apresentou um balanço das ações da Prefeitura de Aracaju nos últimos oito anos e concedeu uma longa entrevista coletiva.
Na política
Edvaldo fez questão de dizer que a política em sua vida não se encerra com o fim do mandato na PMA. “Vocês vão me encontrar outras vezes a partir de primeiro de janeiro”, garantiu.
Concurso
Como já disse em ocasiões, Edvaldo repetiu que se houvesse um concurso para prefeito ele estudaria bastante para ser aprovado. “Eu adoro ser prefeito. A cidade é a maior invenção da sociedade”, ponderou.
Caminhos
O prefeito garantiu que a partir de primeiro de janeiro passa a percorrer os municípios do interior para preparar o PDT para as próximas eleições. Não confirmou que será candidato a senador, mas garante que continuará aliado do governador Fábio Mitidieri.
Secretaria
Sobre a possibilidade de vir a assumir uma secretaria no governo Mitidieri, Edvaldo disse que nunca conversou o assunto com o governador. “Ainda não discutir sobre o meu futuro após encerrar o mandato de prefeito de Aracaju”, garantiu.
Posse
Edvaldo disse que vai fazer a transmissão do cargo para a prefeita eleita Emília Correia (PL), “no horário, local e com o tipo de cerimônia que ela venha a escolher”.
Divisão
Pela primeira vez, o prefeito admitiu que a divisão do bloco governista na disputa pela Prefeitura de Aracaju dificultou a situação do grupo, que apresentou as candidaturas de Luiz Roberto (PDT), Danielle Garcia (PSD) e Yandra Moura (União). Edvaldo e Mitidieri apoiaram Luiz, que acabou derrotado no segundo turno por Emília.
Alerta
O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE) assinou, junto demais órgãos que integram o Fórum de Combate à Corrupção de Sergipe (FOCCO), uma nota pública alertando os gestores públicos estaduais e municipais quanto à necessidade de observância estrita das normas e procedimentos relativos à aplicação dos recursos provenientes da outorga da concessão dos serviços públicos de água e saneamento no Estado de Sergipe.
Aplicação
Na nota, o FOCCO destaca que os órgãos de controle atuarão de forma integrada e rigorosa no acompanhamento da aplicação destes recursos e, em caso de identificação de irregularidades ou desvios na aplicação dos recursos, os gestores estarão sujeitos a responsabilização administrativa, civil e criminal.
Vigilância
Por fim, o FOCCO reafirma que permanecerá vigilante para garantir que os recursos da outorga sejam efetivamente aplicados em benefício da população sergipana.
Contra
Na noite desta quarta-feira (18), a Câmara dos Deputados rejeitou o texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 210/2024, que propunha a recriação do Seguro Obrigatório para a Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT), substituto do antigo DPVAT. A deputada federal Yandra Moura (União) reafirmou sua posição contrária à medida, votando, mais uma vez, contra a proposta.
Seguro
Yandra destacou que foi uma das poucas vozes contrárias à recriação do seguro, especialmente entre os deputados sergipanos, desde o início das discussões. “Eu fui, dentro dos deputados sergipanos, uma das raras exceções a votar contrário, a não aprovar a volta do DPVAT, para que não pesasse mais no bolso do contribuinte brasileiro”, declarou.
Capela
Os advogados do prefeito eleito Carlos de Dr Milton, Márcio Conrado e Sanderson Mafra, divulgaram a seguinte nota: “A defesa de Carlos Milton Mendonça Tourinho Júnior, prefeito eleito de Capela/SE, informa que o Ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral, proferiu decisão determinando o retorno do processo ao TRE/SE para análise de aspectos específicos que não alteraram a decisão colegiada que deferiu o registro de candidatura de Carlos Milton”.
Defesa
Ainda segundo os advogados, “esta decisão não afasta ou altera o deferimento do registro de candidatura de Carlos Milton. A diplomação permanece plenamente válida, garantindo sua posse como prefeito em 1º de janeiro de 2025”.
Confiança
Por fim, a defesa reafirma “sua plena confiança na Justiça Eleitoral e continua atuando para demonstrar que o candidato eleito e diplomado cumpriu integralmente todos os requisitos legais necessários para o deferimento da sua candidatura, devendo ser respeitada a vontade soberana dos eleitores de Capela/SE”.
No exterior
O governador Fábio Mitidieri está licenciado do comando do Estado na tarde desta quinta-feira (19), até 29 de dezembro. Vai em viagem particular e com recursos próprios para os Estados Unidos a fim de passar Natal com a filha que estuda Cinema. Ele transmitiu o cargo para o vice Zezinho Sobral (PSB) e embarcará.
Mulher
O Diário Oficial de quarta-feira publicou também o afastamento da primeira-dama Ericka Mitidieri, que é secretária de Assistência Social, Inclusão e cidadania, no período de 19 a 29 de dezembro, acompanhando o governador
Emendas
Jorginho Araujo deixou o comando da Casa Civil e reassumiu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa para tratar das emendas parlamentar para o exercício 2025. Responde pela pasta o secretário executivo André Soares Clementino.