Quarta, 09 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA 19-02-2025


Publicado em 19 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Lagarto
O prefeito Sérgio Reis recebeu, na segunda-feira (17), dirigentes do Sintese para discutir a elaboração de uma proposta para o pagamento do piso salarial da categoria, demonstrando o compromisso com os profissionais que compõem a rede municipal de ensino de Lagarto.

Piso
Aos representantes do sindicato, o prefeito se comprometeu a encaminhar o projeto de lei, com a atualização de 6,27% no piso do magistério, à Câmara de Vereadores até 31 de março.

Retroativo
Sérgio Reis também alinhou uma nova reunião com o sindicato para o fim de março, quando será discutida, conjuntamente, uma proposta para o pagamento do valor retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.

Eleição direta
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou, durante reunião, na noite de segunda-feira (17), as regras do Processo de Eleição Direta (PED) em 2025, que será realizado no dia 6 de julho.

Votação
Por meio do PED, 2,6 milhões de filiados definirão, por voto direto, o sucessor ou sucessora da atual presidenta nacional Gleisi Hoffmann, além dos membros das direções municipal, estadual e nacional do partido em todo o país.

6 de julho
As eleições serão realizadas em todos os Diretórios Municipais no dia 6 de julho, das 9h às 17h, considerando os fusos horários de cada região. Filiados no exterior também poderão votar para a Chapa Nacional e Presidência Nacional.

Inscrições
O Diretório aprovou os prazos para inscrição das chapas que concorrerão às três instâncias de direção: em nível municipal e zonal: entre 12 de março e 14 de abril; em nível estadual: entre 11 de março e 28 de abril; e em nível nacional: entre 10 de março e 19 de maio.

Endometriose
Nesta quarta-feira (19), às 9h, o Ministério Público Federal realiza reunião com pacientes de endometriose profunda de Sergipe. São esperadas 69 pacientes que buscam tratamento pelo Sistema Único de Saúde.

Cirurgia
O objetivo da reunião é atualizar as pacientes sobre a atuação do MPF no caso e realizar a coleta de dados de pacientes que têm diagnóstico de endometriose mas ainda não estão na lista de pacientes do Hospital Universitário.

Tratamento
De acordo com a ação, há 296 pacientes em tratamento no ambulatório de endometriose em Sergipe, e, dessas, 77 já necessitavam, à época, de cirurgia. Em 17 de julho de 2024, a Justiça concedeu liminar para realização imediata das cirurgias.

Humanizado
A Câmara aprovou projeto do vereador licenciado Nitinho Vilale (PSD), dispõe sobre o atendimento humanizado na área da saúde. De acordo com a lei, os profissionais de saúde devem passar por treinamento ou orientação sobre a importância do planejamento e coordenação do cuidado do paciente desde o processo de diagnóstico até o início do tratamento necessário para cada caso e prestação de apoio na jornada do paciente pelo sistema de saúde.

Sessão
De autoria do vereador Camilo Daniel (PT), o requerimento nº 23/2025 foi aprovado e solicita realização de sessão especial em 24 de fevereiro de 2025, às 14 horas, com o tema aniversário de 45 anos do Partido dos Trabalhadores. O vereador Lúcio Flávio (PL) votou contrário à aprovação desse requerimento.

Orçamento
Uma reunião agendada para 27 de fevereiro, no Supremo Tribunal Federal (STF), pode destravar a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA – PLN 26/2024), que deveria ter sido votada no fim de dezembro.

Entrave
O encontro é motivado pela ação movida pelo Psol, que levou o ministro Flávio Dino a solicitar medidas que assegurem a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. O consultor do Senado Gilberto Guerzoni explicou que esse é, hoje, o principal entrave para a votação do Orçamento de 2025.

Itabaiana
O prefeito Valmir de Francisquinho (PL) aceitou sugestão do secretário municipal de Cultura, Antonio Samarone, para a implantação de teleférico em Itabaiana, de forma a intensificar o turismo na região serrana. Valmir já autorizou a realização de estudos técnicos.

Mulheres
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) reforçou ontem o alerta a respeito do aumento da violência contra mulheres em Sergipe, citando dois feminicídios brutais registrados nos últimos dias nos municípios de Estância e Propriá. A parlamentar criticou a falta de políticas públicas eficazes para prevenção e proteção das vítimas.

Após o crime
“O que vemos é um governo que reage depois que o crime já aconteceu, mas que não age para impedir que ele aconteça. Onde estão as campanhas educativas permanentes? Os investimentos em abrigos e atendimento psicossocial e jurídico? Onde está o compromisso do estado em evitar que novas mortes aconteçam? A violência de gênero precisa ser combatida na raiz, com políticas públicas eficazes”, cobrou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade