Quarta, 11 De Setembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

A palavra preta de Luedj Luna


Publicado em 01 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Diáspora às avessas (Helen Salomão)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
 
Se, entre as quatro paredes do estúdio, Luedji Luna equilibra timbres e enunciado, privilegiando o assento crioulo das canções, em cima do palco não é diferente, como poderá ser visto hoje, no Projeto Verão. 
Há diversos registros de apresentações suas, mais ou menos informais, nos palcos da capital paulista, onde esteve radicada. Em todos os vídeos, a artista domina a cena, acompanhada por violões com dedilhados cheios de volume, de timbres graves. É a sua palavra preta, a palavra que busca um pedaço de chão ancestral, numa espécie de diáspora às avessas, no entanto, a única dona, o sujeito absoluto da canção.
Apesar de ser totalmente autoral, ‘Um Corpo no Mundo’ foi pensado coletivamente.  Os arranjos trazem a identidade cultural de cada um dos músicos, no que resultou numa sonoridade sem fronteiras. Desde o lançamento, o trabalho tem conquistado fãs por todo o país, emocionando público e crítica musical. Uma de suas maiores conquistas foi o prêmio Bravo 2018 na categoria ‘Na Mira’ com o trabalho de estreia.
Talentosa, a artista não teria firmado os dois pés no primeiro time da música brazuca sem financiamento expressivo. A turnê ‘Um corpo no mundo’ contou com o apoio de Natura Musical e do Estado da Bahia, através do programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. 
“O Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas e bandas capazes de amplificar debates contemporâneos. Além de entreter, eles também usam a arte como um meio de questionamento e transformação. É o caso de Luedji Luna nessa nova turnê”, disse Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, sob o pretexto do lançamentoz anos atrás.
Eventos como o Projeto Verão, em que Luedj Luna e artistas locais da mesma estirpe sobem ao palco principal, sem nenhum favor, têm o potencial de revelar talentos com a mesma grandeza da reverenciada artista.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade