Domingo, 21 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

A palavra preta de Luedj Luna


Avatar

Publicado em 01 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Diáspora às avessas (Helen Salomão)

Rian Santos
 
Se, entre as quatro paredes do estúdio, Luedji Luna equilibra timbres e enunciado, privilegiando o assento crioulo das canções, em cima do palco não é diferente, como poderá ser visto hoje, no Projeto Verão. 
Há diversos registros de apresentações suas, mais ou menos informais, nos palcos da capital paulista, onde esteve radicada. Em todos os vídeos, a artista domina a cena, acompanhada por violões com dedilhados cheios de volume, de timbres graves. É a sua palavra preta, a palavra que busca um pedaço de chão ancestral, numa espécie de diáspora às avessas, no entanto, a única dona, o sujeito absoluto da canção.
Apesar de ser totalmente autoral, ‘Um Corpo no Mundo’ foi pensado coletivamente.  Os arranjos trazem a identidade cultural de cada um dos músicos, no que resultou numa sonoridade sem fronteiras. Desde o lançamento, o trabalho tem conquistado fãs por todo o país, emocionando público e crítica musical. Uma de suas maiores conquistas foi o prêmio Bravo 2018 na categoria ‘Na Mira’ com o trabalho de estreia.
Talentosa, a artista não teria firmado os dois pés no primeiro time da música brazuca sem financiamento expressivo. A turnê ‘Um corpo no mundo’ contou com o apoio de Natura Musical e do Estado da Bahia, através do programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. 
“O Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas e bandas capazes de amplificar debates contemporâneos. Além de entreter, eles também usam a arte como um meio de questionamento e transformação. É o caso de Luedji Luna nessa nova turnê”, disse Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, sob o pretexto do lançamentoz anos atrás.
Eventos como o Projeto Verão, em que Luedj Luna e artistas locais da mesma estirpe sobem ao palco principal, sem nenhum favor, têm o potencial de revelar talentos com a mesma grandeza da reverenciada artista.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade