O ACIDENTE NA BR-101 ENVOLVEU DOIS CAMINHÕES; UM DELES TRANSPORTAVA MERCADORIAS DOS CORREIOS (Divulgação/PRF)
Acidente deixa um morto e dois feridos em Rosário
Publicado em 12 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Um acidente frontal entre dois caminhões deixou uma pessoa morta e duas vítimas feridas no início da manhã de ontem na BR-101, no município de Rosário do Catete, região Leste Sergipano. Primeira equipe de apoio a chegar no local do sinistro, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificaram marcas de freio na pista e ambos os veículos – um caminhão dos Correios e um guincho -, atravessados na pista. Diante da gravidade, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas; peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram encaminhados após constatação do óbito. A via expressa ficou interditada por mais de duas horas, e resultou em congestionamento superior a 5 km nas duas faixas.
Sem divulgar os nomes, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) revelou ainda no final da manhã que o motorista encaminhado para a um idade com vida possui 40 anos de idade e apresenta estado grave; o respectivo quadro clínico indica trauma raquimedular (lesão traumática das estruturas neurológicas encontradas no interior da coluna vertebral). Já o segundo paciente possui 38 anos e apresentou lesões leves; o paciente foi submetido a exames e avaliações em diversas especialidades e segue sob os cuidados da equipe de neurocirurgia. Internado por tempo ainda indeterminado, o quadro de saúde é considerado estável. Peritos da PRF constataram que no momento da colisão a pista estava molhada devido às chuvas que predominaram desde a madrugada.
Por intermédio de nota oficial, a direção dos Correios em Sergipe informou que: “a estatal e a empresa prestadora do serviço estão colaborando com as investigações sobre as causas do ocorrido. Logo após o acidente, os órgãos de segurança e socorro foram acionados. A carga está sendo transferida para seguir no fluxo postal.” O veículo estava carregado de encomendas e ia de Recife para Salvador, com parada para Aracaju. A PRF reforçou a necessidade de os condutores de veículos – sejam eles leves ou pesados -, multiplicarem os cuidados em dias de mau tempo. As orientações voltadas para a prevenção de acidente são atribuídas também a pedestres e condutores de veículos com tração animal.
Pela corporação federal foi enaltecido a necessidade de o condutor manter uma distância segura dos veículos da frente ao dirigir na chuva, reduzindo o risco de colisão caso necessite frear bruscamente. Devido à pista molhada, o tempo de frenagem aumenta e, por isso, respeitar a distância segura entre os veículos é fundamental para reduzir colisões e engarrafamentos.