O Relatório de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces, atualizado semanalmente, analisa dados dos serviços da rede municipal, como internamento, atendimento de síndrome gripal nas unidades de saúde, média de positividade, evolução de pacientes internados, entre outras informações.
Adultos jovens são maioria nos atendimentos a sintomas gripais na rede municipal
Publicado em 01 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se
O Relatório de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces, instrumento elaborado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para acompanhar e monitorar os dados sobre a covid-19 na cidade, aponta prevalência de adultos, na faixa etária de 20 a 29 anos, nos atendimentos a sintomas gripais na Semana 25 (entre 19 e 25 de junho), grupo para o qual foram realizados 458 atendimentos nas unidades de saúde da rede municipal. No mesmo período, o estudo registrou aumento de 217% de casos novos/dia.
Ainda de acordo com o relatório, segmentando os dados de atendimento a crianças, predomina o atendimento da faixa etária entre 0 e 4 anos, com 269 atendimentos. “Com relação à semana anterior, nota-se uma redução de 25,5% nessa faixa etária, e os atendimentos às pessoas maiores de 15 anos seguem em maior número, com 1.954”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Classificando por idade, o documento aponta que as três faixas etárias com maior demanda, entre os dias analisados, foram a de pessoas entre 20 e 29 anos (458 atendimentos), 30 a 39 anos (440 atendimentos) e 40 a 49 anos (428 atendimentos).
Os indicadores revelaram, ainda, aumento de 32% nos atendimentos realizados por médicos a queixas respiratórias na rede municipal de saúde, passando de 269 (na semana anterior) para 355 atendimentos por dia.
Demais dados – O Relatório de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces, atualizado semanalmente, analisa dados dos serviços da rede municipal, como internamento, atendimento de síndrome gripal nas unidades de saúde, média de positividade, evolução de pacientes internados, entre outras informações.
Conforme aponta o documento emitido na terça-feira (28), na semana 25 (entre 19 e 25 de junho) a positividade dos exames ficou em 19,64%. Quando avaliada a variação no número de casos de síndrome gripal registrado no e-SUS (sistema de informatização da Atenção Básica), nota-se um aumento de 44,5% nas notificações em relação à semana anterior (sendo a quarta semana consecutiva de aumento).
Já a média de internamentos diários entre a semana anterior e a atual registrou alta de 150%; seis internados por dia na semana 24, e 15 internados por dia na semana 25, na média diária.