Aedes aegypti: Aracaju inicia coleta do último LIRAa de 2023
Publicado em 07 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta segunda-feira (6), e segue até sexta-feira (10) a coleta domiciliar do 6º e último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. Este monitoramento permite uma análise sobre a incidência do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, contemplando todos os bairros da capital.
O LIRAa é realizado a cada dois meses e é essencial para nortear as ações de combate promovidas pelo município. De acordo com o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana, este levantamento é um dos mais importantes do ano, porque, através desta coleta, é possível ter uma perspectiva de como será a situação epidemiológica da capital para o verão, que é um período onde o mosquito consegue se desenvolver mais rapidamente.
“Os agentes de combate às endemias visitam os domicílios e realizam inspeções nos quintais, reservatórios de água, vasos de planta, ralos, terrenos e pneus, que são locais com potencial de focos. Caso encontre os focos, encaminhamos as amostras para análise no laboratório do Centro de Controle de Zoonoses [CCZ]. Uma vez confirmado ser de larvas do Aedes, esse dado é inserido no índice de infestação. Ao coletar a amostra, também já eliminamos o foco para interromper o ciclo de reprodução do mosquito”, explica Jeferson.