No final do curso, 500 profissionais terão sido capacitados
Agentes de Saúde são capacitados em Nutrição
Publicado em 24 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todo o Estado estão sendo treinados sobre alimentação e nutrição para orientar as famílias assistidas nas comunidades. Esta semana foi aberta a primeira turma de um total de 14. A capacitação segue até dezembro quando 500 profissionais estarão capacitados.
A "Capacitação em Alimentação e Nutrição para Agentes Comunitários de Saúde" é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Coordenação Estadual de Redes de Atenção à Saúde/Área Técnica de Alimentação e Nutrição e da Funesa.
"É o início de um treinamento que deverá ser ampliado aos ACS de todo o Estado", disse a referência técnica da área de Alimentação e Nutrição da SES, Ronaldo Cruz. Ele enfatizou que nessa primeira etapa foram disponibilizadas vagas para todos os municípios sergipanos.
Lícia Maria Bittencourt é Agente Comunitária de Saúde do município de Indiaroba há 22 anos. "Esta é a primeira capacitação que tenho em mais de 20 anos de atuação. No meu dia a dia, já passo orientações mas sem a segurança do saber repassado por profissionais da área. No nosso dia a dia, já fazemos a busca dos conhecimentos em livros, na experiência e nas explicações dos colegas. É muito bom", testemunhou a ACS que tem sob a sua responsabilidade 160 famílias do povoado Sagui.
O Agente Comunitário de Saúde do município de Nossa Senhora do Socorro, Luiz Fernando Santos de Jesus, assiste 150 famílias de uma comunidade conhecida como Mutirão. Para ele, a capacitação agrega conhecimento. "Nos enriquece e ajuda no desenvolvimento de nossas atividades", disse.
A capacitação é aplicada em dois dias. Ronaldo Cruz explicou que até o dia 5 de dezembro todas as 14 turmas estarão qualificadas. "Nosso objetivo é qualificar, aprimorar os conhecimentos das ações na área de alimentação e nutrição, imprescindíveis para a promoção da saúde e para a prevenção dos agravos", enfatizou.
Entre os temas abordados nas 16 horas do curso estão: "A Importância do Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, da Prevenção e Combate à Anemia por Deficiência de Ferro", o "Nutrisus", a "Promoção da Alimentação Saudável e Adequada como Estratégia na Prevenção e Controle sobre Peso e Obesidade".
Durante o mês de outubro, a capacitação acontece no Campus da Faculdade Pio X, da avenida Tancredo Neves. A partir de novembro passará a ser realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, na rua Professor Francisco Portugal, bairro Salgado Filho.