Bombeiros que participaram de resgates foram homenageados pela Assembleia
Alese condecora bombeiros que atuaram em resgate
Publicado em 11 de dezembro de 2014
Por Jornal Do Dia
O Corpo de Bombeiros foi homenageado ontem pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por terem atuado na ocorrência do desabamento de um prédio, ocorrido em 19 de julho deste ano no Bairro Coroa do Meio (zona sul de Aracaju). A condecoração aconteceu durante sessão especial, realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, no plenário da Alese. Foram contemplados 18 bombeiros que trabalharam durante a ocorrência, além do comandante-geral dos Bombeiros, coronel Reginaldo Dória de Freitas.
Os homenageados foram agraciados com a Medalha de Mérito Parlamentar de Direitos Humanos "Dom José Vicente Távora" e representaram todo efetivo que trabalhou durante mais de 34 horas ininterruptas para resgatar quatro pessoas, das quais sobreviveram o servente de pedreiro Josevaldo da Silva, 24 anos, sua esposa Vanice de Jesus, 31, e a enteada Ane Gabriele de Jesus, oito anos. Já o bebê Ítalo Miguel, de 11 meses, não resistiu e sofreu uma parada cardiorrespiratória, vindo a óbito a caminho do hospital.
A honraria foi instituída pelo Projeto de Resolução 10/2010, de autoria da deputada Ana Lúcia Menezes (PT). Para a parlamentar, a vida humana com liberdade e autonomia é exatamente o que motiva a homenagem, pois é o cerne da luta pelos direitos humanos. "O que moveu estes homens e mulheres não foi apenas a realização do trabalho cotidiano, mas sim a possibilidade de salvar a vida de outras quatro pessoas. Estes profissionais e cidadãos mostraram profundo compromisso com a família que corria risco de morte e com toda a sociedade sergipana, consolidando o respeito e confiança nas ações praticadas por esta importante corporação", destacou.
O capitão Sílvio Leonardo Vieira Prado falou em nome dos homenageados e dedicou a medalha a todos os bombeiros sergipanos. "A honra desta medalha é da instituição Corpo de Bombeiros, que nos moldou e nos deu as ferramentas necessárias para exercer a profissão com determinação e afinco. Mantemos com convicção nossa missão de salvar vidas, pautados no objetivo de trazer para a sociedade um serviço de excelência, devoção e carinho. Estamos felizes e orgulhos por este grande reconhecimento desta Casa Legislativa", agradeceu.