Domingo, 10 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Amorim debate reforma do Código Penal com juristas


Avatar

Publicado em 15 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


O senador Eduardo Amorim (PSC-SE), integrante da Comissão Especial da Reforma do Código Penal (PLS 236/2012), participou, efetivamente, da primeira reunião do colegiado da terça-feira, da qual participaram juristas que elaboraram o anteprojeto do código. Durante sete meses a comissão realizou o estudo, um texto com 543 artigos, transformando depois em PLS.

 "A reforma do Código Penal tem o propósito de adaptar a atualidade brasileira, pois ele data de 1940. Ao longo de sete décadas, sofreu variadas alterações, pontuais, que acabou tornando-se um emaranhado de leis, nem sempre eficiente do ponto de vista da real penalização", informou Eduardo Amorim.
Segundo o senador Eduardo Amorim, os trabalhos do Código Penal e as discussões, assemelhavam as discussões da constituinte, onde todos os setores da sociedade organizada tiveram a oportunidade de se manifestar de forma democrática, transparente e efetiva. "O código estava defasado, frente à própria constituição federal, que já tem 22 anos", disse Amorim.

Para ampliar os debates com os 11 senadores foram convidados o ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na chegada ao Senado, ele afirmou que se trata de um encontro da dimensão técnica com a política e que cabe ao parlamento agora tomar as rédeas do processo. A audiência pública contou, também, com a participação do desembargador José Muiños Piñeiro e de Luiz Flávio Gomes, membros da comissão de juristas. O relator  da comissão especial é o senador Pedro Taques (PDT-MT).

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade