Quarta, 11 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Análise da Semac aponta expansão da seca em cinco territórios sergipanos em outubro


Publicado em 28 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


No alto sertão houve a expansão da seca de intensidade moderada para grave (Arthuro Paganini/Secom)

Foi disponibilizada nesta quarta-feira (27), a análise de intensidade e os tipos de impactos da seca em Sergipe no mês de outubro. Conforme a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a partir dos dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), houve expansão da estiagem em cinco dos oito territórios sergipanos.
Nos territórios do alto sertão e em uma pequena porção do agreste central, houve a expansão da seca de intensidade moderada para grave. Já nos territórios do médio sertão, em uma pequena porção do baixo São Francisco e do sul e em grande porção do Agreste Central, ocorreu a expansão da intensidade de fraca para moderada. Nos demais territórios, manteve-se a condição de seca de intensidade fraca.
A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, explica que a tendência para o próximo trimestre no estado de Sergipe é a ocorrência de chuvas variando de normal a abaixo da normal climatológica, com temperaturas prevalecendo acima da normal climatológica. “Isso facilita a perda de água do solo e a redução gradativa no volume de água dos reservatórios. Ressalta-se que a região Nordeste está em seu período de estiagem. Diante desse quadro, deverá haver o agravamento do cenário de seca nos próximos meses”, concluiu.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade