Quinta, 18 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Análise da Semac indica intensificação da seca no alto sertão sergipano em setembro


Publicado em 31 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


De acordo com o mapa do Monitor de Seca da ANA, referente ao mês de setembro, é possível observar que em relação ao mês anterior, de maneira geral, houve aumento da severidade da seca.

Uma análise feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), divulgada nesta segunda-feira (30), indicou o aumento na severidade da seca no alto sertão sergipano em setembro. As informações foram analisadas a partir do mapa do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básica (ANA), que monitora a intensidade da seca nos estados brasileiros.
De acordo com o mapa do Monitor de Seca da ANA, referente ao mês de setembro, é possível observar que em relação ao mês anterior, de maneira geral, houve aumento da severidade da seca (de fraca para moderada), na região do alto sertão e parte norte do município de Carira, situado no agreste central sergipano. “Verificou-se ainda que houve expansão da condição de seca fraca nas regiões do alto sertão, médio sertão e agreste, bem como surgimento na porção norte do município de Itaporanga d’Ajuda, situado na Grande Aracaju”, detalhou a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro.
Ainda segundo Wanda Tathyana, a intensidade de seca fraca apresentada por estas regiões causa impactos negativos no plantio de culturas e nas pastagens, enquanto que a condição de seca moderada gera danos às culturas e pastagens, como também, contribuem para os baixos níveis de água nos reservatórios.
“Conforme a climatologia e atuação do fenômeno climático El Niño, as condições para ocorrência de chuvas abaixo da média devem se intensificar nos próximos meses, bem como de altas temperaturas, o que favorece o aumento da evapotranspiração e, consequentemente, diminuição da umidade do ar e do solo”, acrescentou a meteorologista da Semac.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade