Os símbolos de um artista apaixonado pela sétima arte
'Anotações para um roteiro' na Semear
Publicado em 26 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Com o objetivo de disseminar nossa identidade cultural e promover a aproximação entre diferentes linguagens artísticas, o 2º Sercine – Festival Sergipe de Audiovisual convida para a exposição ‘Anotações para um Roteiro’, do artista plástico Fábio Sampaio. A individual inaugura hoje a Galeria Jenner Augusto Sala 2, na Sociedade Semear, e reúne os fragmentos e símbolos pessoais de uma relação antiga, estabelecida entre o artista e a sétima arte.
Fábio explica que essa mostra foi concebida de maneira diferente. Os trabalhos expostos consistem numa espécie de arranjo de pinturas e objetos pessoais, guardados ao longo do tempo no ateliê do artista. Esses objetos resgatariam, por meio de um vínculo afetivo, sua relação pessoal com o cinema. O material acumulado resultou em dez trabalhos, posteriormente fotografados e transformados em tela, através da impressão em algodão.
"Ano passado, fui convidado para confeccionar os troféus ofertados aos vencedores do Sercine. Além disso, participei duas vezes do Curta-SE. Eu sou um amante do cinema. Tenho o maior prazer de participar de eventos como esse. Este ano, recebi o convite para expor e tive a ideia de transformar os quadros em troféus, por meio de réplicas que serão entregues aos premiados".
Entusiasmado com a movimentação promovida pelos realizadores locais, Fábio Sampaio lamenta o ostracismo que domina seu habitat natural.
"Não há comparação possível na movimentação que a gente observa no setor audiovisual com a apatia das artes visuais. Acomodação aparente é bondade sua. Está tudo parado, mesmo. As instituições, com raras exceções, estão sendo dirigidas por amantes da arte, mas sem competência para o exercício do cargo. Os interessados em audiovisual estão pensando a longo prazo, discutindo e cobrando ações de política pública, ao contrário dos meus colegas artistas plásticos, que estão preocupados em pichar uns aos outros. E olhe que não estou me referindo aos grafiteiros…".
O Sercine é uma realização da Cacimba, Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese. ‘Anotações para um roteiro’ fica aberta a visitação até o dia 26 de julho, na Sociedade Semear.