Quarta, 19 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

'Anotações para um roteiro' na Semear


Publicado em 26 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Os símbolos de um artista apaixonado pela sétima arte

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Com o objetivo de disseminar nossa identidade cultural e promover a aproximação entre diferentes linguagens artísticas, o 2º Sercine – Festival Sergipe de Audiovisual convida para a exposição ‘Anotações para um Roteiro’, do artista plástico Fábio Sampaio. A individual inaugura hoje a Galeria Jenner Augusto Sala 2, na Sociedade Semear, e reúne os fragmentos e símbolos pessoais de uma relação antiga, estabelecida entre o artista e a sétima arte.
Fábio explica que essa mostra foi concebida de maneira diferente. Os trabalhos expostos consistem numa espécie de arranjo de pinturas e objetos pessoais, guardados ao longo do tempo no ateliê do artista. Esses objetos resgatariam, por meio de um vínculo afetivo, sua relação pessoal com o cinema. O material acumulado resultou em dez trabalhos, posteriormente fotografados e transformados em tela, através da impressão em algodão.
"Ano passado, fui convidado para confeccionar os troféus ofertados aos vencedores do Sercine. Além disso, participei duas vezes do Curta-SE. Eu sou um amante do cinema. Tenho o maior prazer de participar de eventos como esse. Este ano, recebi o convite para expor e tive a ideia de transformar os quadros em troféus, por meio de réplicas que serão entregues aos premiados".
Entusiasmado com a movimentação promovida pelos realizadores locais, Fábio Sampaio lamenta o ostracismo que domina seu habitat natural.
"Não há comparação possível na movimentação que a gente observa no setor audiovisual com a apatia das artes visuais. Acomodação aparente é bondade sua. Está tudo parado, mesmo. As instituições, com raras exceções, estão sendo dirigidas por amantes da arte, mas sem competência para o exercício do cargo. Os interessados em audiovisual estão pensando a longo prazo, discutindo e cobrando ações de política pública, ao contrário dos meus colegas artistas plásticos, que estão preocupados em pichar uns aos outros. E olhe que não estou me referindo aos grafiteiros…".
O Sercine é uma realização da Cacimba, Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese. ‘Anotações para um roteiro’ fica aberta a visitação até o dia 26 de julho, na Sociedade Semear.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade