POLICIAIS MILITARES PERCORREM LOCAL DE VOTAÇÃO NO PLEITO DO ÚLTIMO DOMINGO; APENAS CASOS CONSIDERADOS PONTUAIS (Divulgação/SSP)
Apesar das ocorrências, pleito é considerado tranquilo
Publicado em 08 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Após 45 dias de campanha eleitoral intensa em todos os 75 municípios sergipanos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se deparou com o domingo de votação sem múltiplas intercorrências. Coordenador do processo democrático deste ano em Sergipe, Marcelo Gerard atribuiu ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança. Conforme destacado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), ao todo foram registradas 330 ocorrências atendidas pela Polícia Militar e 56 boletins de ocorrência pela Polícia Civil. A operação, que envolveu o monitoramento constante pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), garantiu tranquilidade no processo eleitoral em todos os 75 municípios do estado. Apenas uma prisão em flagrante foi efetuada.
Houve reconhecimento ainda para o respeito da população à manutenção das ruas limpas em todo das seções eleitorais. “Estamos percebendo que as pessoas estão respeitando mais as normas e exigências da Justiça Eleitoral. Não estamos integralmente com os arredores das escolas limpa, sem panfletos no chão, mas a realidade hoje é bem melhor; talvez a consciência sobre os riscos de queda – o qual tivemos um caso esse ano -, esteja contribuindo por este tipo de avanço”, disse.
Para a etapa complementar desta eleição 2024, o coordenador garantiu que o planejamento operacional já está pronto com a finalidade de garantir aos mais de 416 mil eleitores aracajuanos proteção na hora de exercer a respectiva cidadania. A SSP destacou também que 61 pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo cinco candidatos; entre a noite da sexta-feira, 04, e a madrugada de ontem foram apreendidos oito armas, seis veículos, 14 celulares e 110 gramas de entorpecentes foram apreendidos. Os dados também mostraram que os municípios de Nossa Senhora do Socorro (70), Aracaju (47), São Cristóvão (22), Laranjeiras (12) e Itabaiana (09) foram os que registraram o maior número de incidentes.
“Por possuir mais de 200 mil eleitores, Aracaju – única cidade sergipana dentro destes parâmetros -, está com uma programação já pronta para ser posta em prática. Esperamos apenas que população em geral – seja eleitores, não eleitores e os dois candidatos, respeitem a legislação brasileira e colaborem com o trabalho das forças de Segurança Pública. Em caso de possível ação criminosa, pedimos que denunciem para que a lisura integral do processo seja respeitado”, defendeu Gerard. A votação para o segundo turno acontece no dia 27 de outubro. (MAJ)