Milton Alves Júnior
Na manhã de ontem, por volta das 8h30, o aposentado Pedro Alcântara dos Santos, 69, foi esmagado por uma carreta que vinha do Estado de São Paulo com destino ao município de Laranjeiras, na BR 101, próximo ao povoado Pai André, em Nossa Senhora do Socorro. Testemunhas disseram que a vítima foi empurrada por outro pedestre. Vicente Celestino Martins, que conduzia a carreta de placa NRR 0629, relatou a agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que tentou desviar, mas não teve tempo suficiente.
Segundo dados apresentados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), desde 2007, os acidentes dessa natureza estão sendo registrados com maior freqüência nas rodovias que cruzam o Estado. Até o último mês de junho, foi contabilizado um aumento de 14% se comparado com o mesmo período do ano passado.
De surpresa – O motorista foi o responsável por acionar o auxílio da PRF. "Fui surpreendido com a ação inesperada dessa segunda pessoa que após empurrá-lo correu para dentro do matagal. Em fração de segundos tive que optar se iria para esquerda e batia de frente com outros veículos ou se acabava batendo no aposentado. Infelizmente a minha estratégia acabou vitimando uma pessoa", informou.
A carreta carregada de ferragens, e com placa do Estado de Mato Grosso do Sul, ficará temporariamente retida em uma garagem da Polícia Civil em Sergipe. Já o condutor foi encaminhado à Delegacia Plantonista a fim de prestar depoimentos. "Pelo que se pode presenciar, o caminhoneiro estava certo até colidir com a vítima. Eu também vi ele sendo empurrado, mas o assassino correu pelos matos e ninguém mais avistou. Não fomos atrás dele porque decidimos tentar salvar a vida do aposentado", declarou o agricultor Manoel da Silva.
Flávio Vasconcelos, assessor de comunicação da PRF, garante que o espaço foi construído exclusivamente para possíveis paradas de emergência dos veículos. "Não é viável a utilização desses espaços como pista para fluxo de pessoas. Apesar do acidente não ter ocorrido nesses locais, e sim na própria pista, é sempre importante ressaltar essa irregularidade. Para evitar acidentes desse tipo, por mais que o percurso seja pequeno, aconselhamos que as pessoas peguem um táxi ou ônibus", ressaltou.