Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aracaju aumenta cobertura de 15 vacinas do calendário infantil


Avatar

Publicado em 23 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Este ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), uniu-se ao Movimento Nacional pela Vacinação com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas do território nacional. A capital sergipana elevou o índice de vacinação em, pelo menos, 15 imunizantes aplicados em crianças de 0 a 1 ano, 11 meses e 29 dias.
Os dados preliminares do Ministério da Saúde apontam avanços em todo o país nas coberturas vacinais de oito tipos de imunizantes recomendadas no calendário infantil, no entanto, a capital sergipana continua registrando um significativo crescimento.
“Há cerca de cinco anos, o nosso trabalho segue com estratégias de descentralização da oferta, busca ativa de não vacinados e disponibilidade do serviço fora dos muros das Unidades de Saúde da Família [USFs]. Fomos a escolas, montamos salas de vacinação nos três shoppings da capital e nos debruçamos em um trabalho de sensibilização e conscientização com as comunidades da nossa cidade. Aumentamos não só a cobertura vacinal de 15 vacinas, como conseguimos sair de 15,75%, em 2022, para 85,64%, em 2023, do público infantil vacinado contra a febre amarela. Um salto importante para a proteção das nossas crianças contra diversas doenças”, frisa a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
O primeiro reforço da poliomielite e a segunda dose da tríplice viral também tiveram elevação na cobertura. No ano passado, a Saúde de Aracaju vacinou com o primeiro reforço da poliomielite cerca de 58,81% do público esperado. Em 2023, o alcance chegou a 71,36%.
Já a segunda dose da tríplice viral saiu de 64,86%, em 2022, para 74,67%, este ano. As vacinas de Hepatite B em crianças com até 30 dias, Rotavírus Humano, Meningococo C, Penta, Pneumocócica, Hepatite A, Tríplice Viral D1, Tríplice Viral D2, o primeiro reforço da Tríplice Bacteriana (DTP) e a Varicela continuaram seguindo a tendência de aumento a cada ano.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade