Aracaju é a 5ª capital em número de leitos do SUS

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem investindo na criação de novos leitos em hospitais que realizam o atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com dados do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), divulgado pelo jornal Valor, Aracaju tem 2,91 leitos SUS para cada mil habitantes, o que deixa a capital em quinto lugar no Nordeste, atrás apenas de Recife, João Pessoa, Teresina, São Luís. No país é a oitava.

Uma comparação com grandes cidades mostra que São Paulo, por exemplo, tem apenas 1,38 leitos para cada mil habitantes, enquanto Salvador possui 1,95 leitos. A oferta de leitos hospitalares nas capitais de Estado em todo o Brasil está abaixo da recomendação do Ministério da Saúde: a média é 2,13 leitos por mil habitantes.

 "Para proporcionar mais qualidade na oferta de leitos, a Secretaria de Saúde tem atuado de forma enérgica, a exemplo da contratação de 20 novos leitos neonatais, habilitação pelo Ministério da Saúde de mais 48 leitos de UTI adulto, além de pediátricos. Aliado a isso, as obras da nova UTI do Huse estão avançadas e em fase de acabamento", explicou o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Interior – Em Nossa Senhora do Socorro, o governo realizou um investimento no valor de quase R$ 3 milhões, ampliando em 300 a capacidade de partos no Estado. Em Itabaiana, as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho estão aceleradas. Com um investimento de quase R$ 4 milhões, a conclusão da obra da unidade, gerida pela SES, por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o Governo do Estado irá ampliar em quase 60% o número de leitos no hospital.

A política de assistência em Saúde do governo inclui a manutenção e ampliação de novos leitos. O hospital regional de Lagarto tem hoje 70 leitos, com previsão de operacionalização de novos 45. Em Estância, o Governo de Sergipe tem trabalhado para colocar em operação 102 novos leitos. No Hospital de Glória há previsão de novos 40 leitos.

"O contexto deve considerar ainda o avanço da tecnologia que viabiliza uma série de procedimentos menos invasivos, cujos pacientes passam menos tempo internados, a exemplo das cirurgias por vídeo e dos leitos psiquiátricos que, conforme a lei antimanicomial, os pacientes devem receber atendimento mais humanizado, acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial, inseridos no convívio familiar e não isolados por longos períodos em clínicas, exceto em casos de crise", esclareceu David Souza, diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde.a

Compartilhe esta notícia