Nos dias 21 e 22 deste mês, a Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, Habitação e Trabalho (SMASHT), realizou o curso de capacitação para os conselheiros tutelares, no auditório II da administração municipal. O objetivo foi dirimir e encaminhar os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Tutelar no município, eliminado qualquer dúvida nas ações realizadas em proteção às crianças e adolescentes.
Estiveram como palestrantes no evento o promotor de justiça da Infância e da Juventude, Carlos Henrique Siqueira Ribeiro; o secretário de Assistência Social de Tobias Barreto, Valdiosmar Vieira; e a secretária adjunta da Assistência Social de Umbaúba, Inácia Batista de Brito, que coordenou os trabalhos. O promotor falou sobre o tema "Conselho Tutelar e sua relação com o Judiciário", atentando sobre a funcionalidade dos conselheiros para o fluxo correto das ações,
Além disso, ele citou como prioridade as diversas situações de risco e de abuso sexual que as crianças e adolescentes estão expostos. Ressaltou também sobre a violação de direitos para que se cheque a situação, se é fático ou denuncismo, que podem sem provas, deixar o cidadão com a imagem distorcida da realidade. Já o secretário de Assistência Social de Tobias Barreto, Valdiosmar Vieira, falou sobre a "Política da Assistência Social e a Relação com o Conselho".
A capacitação correspondeu às expectativas dos conselheiros de Salgado, que ficaram satisfeitos por terem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para agir de maneira correta quando à necessidade. "Tirando as dúvidas na busca pela solução das demandas registradas no decorrer do ofício. Esse é o dever do município em preparar, qualificar e capacitar os representantes legais da população", ressaltou Polyana Ribeiro, primeira dama e secretária de Assistência Social de Salgado.


