Sexta, 24 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aumento número de pessoas nos postos de saúde com quadro de síndromes gripais


Publicado em 28 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


O Relatório de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces, atualizado semanalmente, analisa dados dos serviços da rede municipal, como internamento, atendimento de síndrome gripal nas unidades de saúde, média de positividade, evolução de pacientes internados, entre outras informações.

Milton Alves

Unidades Básicas de Saúde (UBS), administradas pela prefeitura de Aracaju, seguem registrando alto fluxo de pacientes em busca de consultas e exames, além da busca por testes e vacinas contra a Covid-19.
Paralelo a esse conjunto de assistência pública disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde o início da manhã de ontem a ocupação nas unidades tem registrado maior volume de acolhimentos em decorrência do fornecimento – agora unificado -, para a vacina contra a gripe. De igual cenário vivenciado em pronto atendimento da rede particular, o serviço público também tem registrado aumento significativo no número de pacientes testando positivo para a Covid-19, com síndrome gripal, ou mesmo diagnosticados com dengue.
Em conversa com o JD, a enfermeira Eliane Mangueira revelou que trabalha cuidando de idosos, e, por apresentar tosse, dor de cabeça e febre moderada, buscou uma unidade básica de saúde para realizar o teste da Covid. Esse diálogo aconteceu no final da manhã de ontem em frente a Unidade Básica de Saúde Ávila Nabuco, no conjunto Médici, em Aracaju, após a paciente ter testado negativo para a doença.
Mesmo diante da garantia de não estar infectada pelo coronavírus, Eliane revelou que vai buscar repouso até a manhã da próxima quinta-feira, dia 30, quando retoma as atividades profissionais.
“Se por um lado eu fico satisfeita em saber que não estou novamente com Covid-19, por outro tenho a plena convicção que nesse São Pedro preciso repousar em casa, sem estar na folia dos festejos para, além de preservar minha saúde e voltar a trabalhar na quinta[-feira], também não passar gripe para outras pessoas. Uso máscaras justamente pra isso, também. Vejam como esse e tantos outros postos estão cheios de gente se queixando dos mesmos sintomas. Até essa fase passar, acredito que muita gente ainda vai buscar por atendimento reclamando desse incômodo que a gripe provoca na gente”, disse. Vacinas contra a Influenza (gripe) estão sendo aplicadas há mais de dois meses em grupos específicos, os quais agregam, por exemplo, idosos, crianças e pessoas que trabalham em unidades prisionais e/ou socioeducativas.

Nova fase – Em comunicado oficial compartilhado pela Secretaria Municipal da Saúde, foi oficializado que desde a manhã de ontem Aracaju deu inicio à vacinação contra Influenza para a população geral. Todas as pessoas acima de 6 meses podem receber o imunizante. “A vacina vai estar disponível em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde da capital, nos três shoppings (Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping), Parque Augusto Franco (das 8h às 13h). Além disso, o carro da vacina ficara durante toda a semana, na Praça da Juventude, no Bairro Farolândia. Para ser vacinado, basta apresentar cartão SUS, cartão de vacinação (se tiver) e comprovante de residência de Aracaju”, informou.
Na primeira fase da campanha a capital sergipana alcançou 59,02% da meta de vacinação de grupos prioritários. Foram aplicadas 162.273 doses de vacinas. Entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11meses e 29 dias) a cobertura vacinal foi de 37,2%; as puérperas 37,13%; os trabalhadores da saúde 56,8% das gestantes 41,7%; e a cobertura vacinal dos idosos contra a influenza foi de 70,69%; já dos professores, 67,73%.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade