Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Avosos comemora 25 anos com homenagem a parceiros


Publicado em 25 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Aspecto da fachada da sede da Avosos, no Bairro Suissa

Cândida Oliveira
candidaoliveira@jornaldodiase.com.br

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) completou ontem, terça-feira, 25 anos de vida. A data não passou em branco.  A Avosos preparou uma comemoração com muitos agradecimentos. Voluntários, doadores, empresas parceiras e funcionários foram homenageados pela dedicação e compromisso com a causa durante todo esse tempo.

O sonho de ajuda ao próximo iniciou com visitas diárias de Maria Ruth Wynne Cardoso, conhecida por Tia Ruth, aos pacientes internados na Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, em 1982.

Sensibilizada pelo sofrimento acentuado dos pacientes da ala de oncologia e pela carência de recursos pessoais e hospitalares, ela começou a atuar naquele setor levando lanches, agasalhos e palavras de conforto. Após algum tempo abriu as portas da sua casa, funcionando informalmente como primeira Casa de Apoio. Tudo isso com a ajuda de alguns amigos que se uniram à causa.

No dia 24 de Julho de 1987, foi fundada oficialmente a Avosos. A casa de Tia Ruth era usada como sede provisória da associação. No ano seguinte, foi instalada a primeira sede oficial. De lá pra cá o trabalho só cresceu. Hoje existe o Complexo Avosos, que atualmente atende mais de 400 crianças e adolescentes e seus acompanhantes. As atividades da Casa são elaboradas visando a desenvoltura sócio-psico-pedagógica dos assistidos e de seus familiares.

Voluntários – Atualmente, a Associação possui mais de 120 voluntários que se revezam diariamente na instituição. Além dos voluntários, a Casa Tia Ruth conta com uma equipe multidisciplinar de oito profissionais, nove funcionários do pessoal de apoio, 10 do pessoal administrativo e 25 do setor de captação de recursos, totalizando 52 funcionários que se dedicam na prestação de uma assistência global e de qualidade.

A equipe multidisciplnar é composta por profissionais dos setores de psicologia, psicopedagogia, pedagogia, odontologia, fisioterapia, nutrição e serviço social. Já o setor de captação de recursos inclui a central de telemarketing e os mensageiros, que funcionam como um instrumento de divulgação da instituição e uma das formas de angariar recursos para a entidade. O Centro de Oncologia possui uma equipe formada 50 funcionários, sendo médicos, profissionais de enfermagem e técnicos, além de auxiliares da área.
Atendimento – Em 2011 foram atendidos 398 pacientes. Foram fornecidas 38.474 refeições. Houve ainda 215 atendimentos psicológicos, 110 atendimentos a acompanhantes e 152 atendimentos em visita hospitalar. O espaço oferece atendimento pedagógico, que totalizou 1.577.

Doações de gêneros alimentícios, roupas, calçados, acessórios, brinquedos, medicamentos, entre outros, devem ser entregues diretamente na sede ou entrar em contato pelo telefone (79) 3212-4700. Esses tipos de doações são distribuídas entre o bazar permanente da Casa de Apoio e as mães, crianças e adolescentes. A Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer/ Avosos fica localizada na rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suissa, Aracaju.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade