(Maria Odília/Seduc)
Bandas são atrações à parte no desfile estudantil
Publicado em 28 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Na reta final dos preparativos para a Semana da Pátria, as bandas marciais e de fanfarra intensificam os ensaios para o aguardado desfile de 7 de setembro. Este ano, o evento contará com a participação de 55 escolas da rede pública estadual e 19 escolas das redes municipal e particular, reunindo estudantes de diversas regiões. A dedicação e o entusiasmo dos jovens músicos têm sido evidentes nos ensaios, à medida que se preparam para fazer uma apresentação inesquecível.
A banda marcial da Escola Estadual Valnir Chagas, fundada em março de 2006, é composta por 120 crianças com idades entre 11 e 15 anos. Sob a regência do maestro Robson Barreto e com a orientação do instrutor Sílvio Chagas, que também é professor de arte na escola, os estudantes ensaiam duas vezes por semana, alternando entre manhãs e tardes, além dos ensaios aos sábados pela manhã. A aluna da Escola Valnir Chagas, que faz parte da banda desde 2023, expressou sua ansiedade e entusiasmo para o desfile deste ano. “Sempre tive o sonho de participar de uma corporação musical. Estamos muito entusiasmados e com a expectativa de fazer uma boa apresentação”, destaca.
A Secbanda, criada em 1976, é considerada uma das bandas mais tradicionais do Brasil e completa 48 anos em 2024. Com cerca de 180 componentes, a banda inclui estudantes das redes públicas estadual e municipal, além de músicos profissionais. Os ensaios ocorrem às quartas-feiras e aos sábados, com foco na preparação dos dobrados militares e no Hino da Independência. Este ano, a Secbanda contará com a participação do corpo coreográfico da banda marcial do município de Carmópolis no desfile. “Estamos nos preparando intensamente para fazer uma apresentação linda e memorável, como a Secbanda sempre faz”, frisa o maestro major Antônio Emanuel Rocha.