Bandidos arrombam escolas e levam até a merenda

Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br

Duas escolas da rede estadual de ensino na periferia de Aracaju foram arrombadas nos últimos três dias, mesmo com a presença de vigilantes. Os dois casos já foram registrados em boletins de ocorrência na Polícia Civil e a autoria dos roubos ainda é investigada. A Secretaria Estadual de Educação (Seed) também abriu sindicância para apurar os arrombamentos e a conduta dos vigilantes que estavam de plantão nas duas unidades.

Uma das invasões aconteceu durante a madrugada de ontem na Escola Estadual Professor André Mesquita Medeiros, no Conjunto Valadares, bairro Santa Maria (zona sul). Ali, desconhecidos quebraram o cobogó da sala onde ficam guardados os alimentos da merenda escolar. Segundo a Seed, os ladrões conseguiram passar pelo buraco e roubar alguns fardos de salsicha e de óleo de cozinha, fugindo em seguida.

O vigilante que estava de plantão disse à polícia, que não ouviu nenhum barulho estranho e nem percebeu nenhuma movimentação suspeita. Os ladrões não foram encontrados. Já os alimentos roubados foram repostos. A Escola André Mesquita tem seis salas de aulas e atende a 323 alunos do Ensino Fundamental.
O outro arrombamento aconteceu entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira no Colégio Estadual Professor Nilson Socorro, no Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro (Grande Aracaju).

Na ocasião, os marginais quebraram a tranca da porta da sala onde os equipamentos eletrônicos eram usados. De lá, foram roubados um botijão de gás, um notebook, um aparelho de som e seis câmeras fotográficas digitais, ambos usados nas atividades diárias da escola.
Também no Nilson Socorro, havia um vigilante de plantão que também alegou à polícia que não percebeu nada estranho naquela noite. Os bandidos também não foram encontrados. O colégio tem 12 salas de aula e 651 alunos dos ensinos Médio e Fundamental.

As aulas funcionaram normalmente nas duas unidades de ensino e o conserto do que foi quebrado está sendo providenciado pela equipe de manutenção da Seed. Por meio da assessoria de comunicação, o órgão afirmou que já estuda a implantação de um sistema de segurança eletrônica das escolas da rede estadual, interligado à Polícia Militar e com dispositivos de alarme, sensores de movimento e circuito interno de TV. Segundo a secretaria, não há data para que o plano comece a funcionar, mas a expectativa é de que ele seja implantado nas 40 unidades de ensino com maior registro de ocorrências policiais.

Compartilhe esta notícia