Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Bispo de Estância celebra 30 anos de sacerdócio e um ano de episcopado!


Avatar

Publicado em 16 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Além das atribuições como bispo de Estância, Dom José Genivaldo Garcia apresenta os programas “Momento de Fé”,

na Rádio Cultura de Sergipe, diariamente e “A Hora Católica”, aos domingos ao meio dia, na Rádio Esperança de Estância

 
 
* Ginaldo de Jesus
 
No último dia 11 de fevereiro, centenas de fiéis e um grande número de sacerdotes, de diversas cidades que compõem a Diocese de Estância, assim como da Capital sergipana, acorreram para a Catedral Diocesana de Estância, para celebrarem com Dom José Genivaldo Garcia, seus 30 anos de Vida Sacerdotal e seu primeiro ano de Sagração Episcopal.   
Dom Genivaldo Garcia, é natural da cidade de Cumbe – Sergipe, nascido em 24 de agosto de 1968. Aos quatro meses de idade passou a residir, com sua família, na cidade de São Miguel do Aleixo (SE), localizada na Região do Agreste sergipano, distante aproximadamente 104 km da Capital. 
Dom Genivaldo foi ordenado sacerdote em 08 de janeiro de 1994. Exerceu seu ministério sacerdotal como pároco nas Paróquias São Francisco de Assis, no Bairro Santos Dumont em Aracaju; na Paróquia São Marcos Evangelista, no Conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro; na Paróquia Jesus Ressuscitado, no Bairro Jardins, em Aracaju.  Os últimos cinco anos, que esteve como pároco, foi na Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, localizada no Bairro Atalaia, em Aracaju.  
Concomitantemente às funções de pároco, Dom José Genivaldo, exerceu diversas outras atividades, no âmbito da Arquidiocese de Aracaju, tais como: membro do Conselho Presbiteral, membro do Conselho de Consultores, Vigário Episcopal do Vicariato São Mateus, Região Centro-Sul da Capital, professor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, desde a sua fundação em 1994, onde também foi diretor acadêmico, por mais de vinte anos, e atualmente ministra as disciplinas História da Filosofia e Homilética.
Dom Genivaldo Garcia estudou o Ensino Médio no Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju, de 1984 a 1986. Fez licenciatura em Filosofia, na UNISAL, na cidade de Lorena/|SP, de 1987 a 1989. Fez licenciatura em Teologia pelo Seminário Maior Nossa Senhora Fátima de Brasília/DF (1990 a 1993) e Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica de Anápolis/Goiás. Também possui Pós-Graduação “Latu Sensu” em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade São Luís de França (2010); Pós-Graduação em Ética e Filosofia, pela Faculdade Católica de Anápolis/Goiás (2014) e Pós-Graduação em Ciências da Religião, pela Faculdade do Planalto Central – FAPLAC, de Formosa/Goiás (2018). 
Monsenhor José Genivaldo Garcia foi nomeado Bispo pelo papa Francisco em 30 de novembro de 2022, ainda como pároco da Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, sendo Sagrado Bispo em 11 de fevereiro de 2023, em celebração ocorrida no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira em Aracaju. Dom Genivaldo tomou posse como novo Bispo da Diocese de Estância em 25 de fevereiro de 2023.
Em apenas um ano de governo pastoral na Diocese de Estância, já é possível registrar uma série de ações e realizações promovidas pelo Bispo Genivaldo Garcia, entre estas destacamos: visita a todas as paróquias da diocese; encontro com todos os padres da diocese; presidiu celebrações do Sacramento da Crisma em diversas paróquias; participou ativamente da celebração do Ano Vocacional (muito fecundo) no âmbito diocesano; promoveu a ampliação da Equipe de Formação do Seminário Propedêutico da diocese, agora cinco padres; promoveu a renovação dos Conselhos Diocesanos; reabilitou a Cáritas Diocesana, assim como algumas pastorais e promoveu rodízio (mudanças) de diversos párocos e/ou vigários paróquias, no âmbito diocesano. 
Ainda: conseguiu, junto ao Ministério Público Federal, autorização para fazer reparos na igreja da Praia do Saco; participou de encontros com as Novas Comunidades; participou de reuniões com a maioria das pastorais e movimentos; promoveu e participou da Assembleia Diocesana de Pastoral e da Assembleia da Renovação Carismática Católica; por solicitação de foi instalado o Movimento Vocacional Serra na Paróquia da Catedral; recebeu em audiência uma comissão da Academia Estanciana de Letras, quando recebeu desta, Menção Honrosa pela nomeação e posse como Bispo da Diocese de Estância.   
Além das atribuições como bispo de Estância, Dom José Genivaldo Garcia apresenta os programas “Momento de Fé”, na Rádio Cultura de Sergipe, diariamente e “A Hora Católica”, aos domingos ao meio dia, na Rádio Esperança de Estância. Foi eleito vice-presidente do Regional Nordeste-3 da CNBB e Bispo Referencial para a Dimensão Bíblico-Catequética do referido Regional.  
Ao final da celebração comemorativa aos 30 anos de vida sacerdotal e 1 ano de Sagração Episcopal, representantes di diversas expressões da Diocese de Estância, como o Movimento Vocacional Serra e a Conferência das Religiosas do Brasil (CRB), prestaram homenagens ao Excelentíssimo Dom José Genivaldo Garcia, Bispo de Estância.                    
 
* Ginaldo de Jesus é Professor, Escritor e Acadêmico, ocupante da Cadeira nº 11 da Academia Estanciana de Letras
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade