A mudança de gestão foi aprovada pelo Papa Francisco após o frade carmelita, dom João José Costa, sem motivo revelado, ter renunciado ao cargo de Arcebispo Metropolitano da capital sergipana.
Bispo do Propriá acumula também a Arquidiocese de Aracaju
Publicado em 20 de julho de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Por tempo indeterminado, a Arquidiocese de Aracaju passa a ser administrada pelo bispo dom Vitor Agnaldo de Menezes, o qual, até a noite da última terça-feira, 18, respondia pela coordenação da Diocese de Propriá. A mudança de gestão foi aprovada pelo Papa Francisco após o frade carmelita, dom João José Costa, sem motivo revelado, ter renunciado ao cargo de Arcebispo Metropolitano da capital sergipana. Ao anunciar a substituição, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enalteceu a competência do novo arcebispo, bem como agradeceu ao trabalho desenvolvido por dom João Costa, que desde 2015 era membro do governo pastoral, quando foi apresentado como arcebispo coadjutor. Em 24 de janeiro de 2017 ele assumiu a Arquidiocese.
Em carta publicada na página oficial da Arquidiocese de Aracaju, o Dom João José Costa escreveu: “neste momento de minha vida, consciente das minhas limitações e vulnerabilidades, diante da fadiga que me impõe o ministério, sem fugir às minhas responsabilidades, em atitude de escuta e acatamento obediente da vontade do Senhor e da Igreja, coloquei nas mãos do Santo Padre a minha missão como bispo e o caminho pastoral de nossa querida Arquidiocese. Compreendo que esta decisão, amadurecida não sem sofrimento, seja para o meu bem e para o proveito comum de nossa igreja particular, neste momento singular de sua história.” Dom João José Costa é natural do município de Lagarto (SE), nascido no dia 24 de junho de 1958.
Sua biografia indica ainda que ingressou na Ordem do Carmo em 1985 e fez os primeiros votos em 1986. Em 1988 fez seus votos perpétuos. Concluiu os estudos filosóficos em Brasília no Seminário Nossa Senhora de Fátima e iniciou os estudos Teológicos em São Paulo no Instituto Teológico de Estudos Superiores (ITESP), concluindo-os em Recife, no Instituto Franciscano de Olinda (IFTO). É Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, em Sobral. Também em comunicado oficial, dom Vitor Menezes declarou que foi com muita alegria e afeto fraternal que se dispus a realizar esse serviço, temporário, mas de ampla responsabilidade e compromisso apostólico.
Por intermédio de carta direcionada aos fiéis, o Arcebispo declarou: “Que Deus nos dê a sua graça e sua benção e sua face resplandeça sobre nós (Sl 66). Querido povo de Deus da Arquidiocese de Aracaju. Com o coração dilatado para servir-vos, dirijo-me fraternalmente a todos vós, nesta ocasião em que o nosso querido Papa Francisco, no seu zelo de supremo pastor, achou por bem nomear-me Administrador Apostólico da querida Arquidiocese de Aracaju. Confesso que foi com muita alegria e afeto fraternal que me dispus a realizar esse serviço, temporário, mas de muita responsabilidade e compromisso apostólico. Este é um momento muito importante para a vida da Arquidiocese, mas também para toda a Província Eclesiástica de Aracaju. É hora de elevarmos as mãos e os olhos em preces constantes a Deus para que o medo e a dúvida deem lugar à esperança.”