Terça, 10 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

"Brasil Integrado Nordeste" teve 138 presos


Publicado em 16 de junho de 2015
Por Jornal Do Dia


Objetos apreendidos durante a operação

Foi divulgado ontem pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) o balanço final da "Operação Brasil Integrado Nordeste, São João Seguro". A ação ocorreu entre os dias 10 e 11 de junho em todos os estados do Nordeste e foi coordenada diretamente pelo Ministério da Justiça. Em Sergipe, a atividade envolveu operação 2.356 profissionais de segurança, sendo 27 da Polícia Federal, 66 da Polícia Rodoviária Federal, 2.068 da Polícia Militar e 195 da Polícia Civil.

Durante toda a operação, foram cumpridos 138 mandados de prisões por diversos crimes em toda a região. Também foram realizados 431 patrulhamentos táticos terrestres e 141 barreiras policiais em pontos estratégicos de Sergipe. As forças policiais abordaram 3.989 pessoas e 1.695 carros, sendo que 39 ficaram apreendidos por restrições. Em uma operação da Delegacia de Roubos de Cargas, a polícia apreendeu uma carga com dezenas de produtos, dentre eles 20 mil maços de cigarros oriundos do Paraguai. O relatório final apontou, ainda, a apreensão de 35 quilos de maconha e 17 armas de fogo, entre pistolas e revólveres, além de quase 100 munições.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Everton Santos, o objetivo foi inibir e reprimir delitos como homicídio, porte ilegal de armas e de explosivos, roubo e tráfico de drogas. "O foco é fortalecer a integração entre as forças de segurança pública em toda a região e intensificar o enfrentamento conjunto ao crime e à violência no período que antecede os festejos juninos", destacou.
Tudo foi coordenado a partir do Centro de Comando e Controle Nacional, em Brasília, que mantém contato com as unidades nos estados. A intenção do Ministério da Justiça é iniciar um processo de integração permanente das polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal, tendo como ponto central a utilização dos centros de Comando e Controle criados para a Copa do Mundo 2014 e montados em cada uma das 12 cidades-sede da competição.

Para o secretário Mendonça Prado, a operação foi muito positiva e enalteceu a parceria dos Estados com o Ministério da Justiça, no sentido de criar mecanismos que propiciem mais segurança à população. "Tivemos uma grande número de delinquentes presos, armas, drogas e cargas roubadas apreendidas. Isso tudo contribui para tenhamos uma melhor prestação de serviço à comunidade", destacou.
Por sua vez, o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, disse que a operação ajuda bastante na segurança do maior evento do Estado: as festas juninas. "Esta operação foi uma prevenção para os nossos festejos juninos e pelo elevado número de prisões e de material ilícito retirado de circulação podemos considerar o trabalho muito positiva", destacou. (com SSP)

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade