Sábado, 07 De Setembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Campo de Carmópolis emprega 3.328 colaboradores diretos


Publicado em 29 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


A Carmo Energy assumiu as operações de exploração de petróleo no Polo Carmópolis, e já gerou mais de três mil empregos diretos. Foto: Arthuro Paganini/Divulgação

As tratativas do governo para atrair empresas privadas a investirem no estado contribuíram para a Carmo Energy assumir as operações de exploração de petróleo no Polo Carmópolis. A empresa adquiriu os campos terrestres (onshore) desinvestidos pela Petrobras e, em oito meses, já gerou mais de três mil empregos diretos. Com a abertura dos postos de trabalho, setores da economia local já apresentam impactos positivos como a hotelaria, alimentação e serviços.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, explica que “os investimentos projetados pela Carmo Energy no polo serão de pelo menos US$ 800 milhões para os próximos dez anos. A expectativa é que a produção alcance entre 25 e 30 mil barris de óleo/dia. Além disso, a empresa já contabiliza 3.328 colaboradores, atuando nos mais diversos setores”.
A expectativa é de crescimento de contratações, como afirma o secretário municipal de Trabalho, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente de Carmópolis, José dos Reis. “Nos últimos dois meses já estamos observando um crescimento, principalmente nas áreas da alimentação e hospedagem, com pessoas que vieram morar na cidade. O planejamento da Carmo Energy é de geração de emprego direto até 2024, com contratação de mão de obra. Para isso, fazemos também a intermediação e capacitação da mão de obra local por meio do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT)”.

Mão de obra local – A Carmo Energy é uma empresa que integra o grupo internacional Cobra e passou a operar no local após processo de desinvestimento da Petrobras. A operadora assumiu o polo em dezembro de 2022 com 477 poços ativos e uma produção de 3,8 mil barris diários de petróleo. Em agosto de 2023, esse número já chega a 783 poços e uma produção próxima a 6.900 barris diários. A terceira carga de óleo para exportação está prevista para o início de setembro.
De acordo com o gerente regulatório da Carmo Energy, Philipe Passos, além de fomentar a produção industrial, o aumento gradativo das explorações de petróleo leva à contratação de mais colaboradores para trabalhar nos campos que a companhia opera. “A Carmo Energy iniciou sua operação no final de dezembro de 2022. Atualmente, já estamos com 3.328 colaboradores em todos os setores da companhia, que vão desde manutenção, operação e segurança, até setores administrativos e de suporte”.
Ainda segundo Philipe Passos, um dos objetivos da empresa é fomentar a utilização da mão de obra local. “Estamos priorizando as contratações dentro do estado de Sergipe, aproveitando mão de obra local e visando o desenvolvimento regional. Além disso, no mês de julho firmamos uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe com o intuito de fomentar e capacitar os alunos, visando o futuro aproveitamento desta mão de obra qualificada”, completa o gerente regulatório da Carmo Energy.

Polo Carmópolis – O Polo Carmópolis detém o maior campo terrestre do Brasil, sendo também o mais antigo de Sergipe. O início de sua produção data de 1963. O polo é composto pelos campos Carmópolis, Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho.
Além das concessões dos 11 campos terrestres, o polo contempla acesso à infraestrutura de processamento, escoamento, armazenamento e transporte de petróleo e gás natural, além do Polo Atalaia, no qual está contido o Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo), e o oleoduto Bonsucesso-Atalaia, que escoa a produção de óleo de Carmópolis até o Tecarmo.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade