A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que as medidas de combate à covid-19 foram realizadas de forma planejada e, por esse motivo, não foram descontinuadas, mesmo quando o Ministério da Saúde decretou o fim da situação de emergência em saúde pública, no dia 22 de abril.
Capital registra apenas um óbito por covid-19 no mês de maio
Publicado em 01 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se
No mês de abril de 2021, Aracaju atingiu o pico de óbitos por covid-19, foram 417 vidas perdidas. Em maio do mesmo ano, foram 307 mortes pela doença. No entanto, em 2022, a capital sergipana vem registrando a queda dos números referentes a óbitos e casos confirmados da doença. Durante os 31 dias do mês de maio deste ano, a cidade registrou um óbito por covid-19, o que representa uma queda superior a 99%. Além disto, o diagnóstico de novos casos se manteve estável, sem picos de contaminação.
Esse cenário epidemiológico bastante positivo é consequência das ações assertivas do combate à pandemia que estão sendo mantidas pela Prefeitura de Aracaju, mesmo após a melhoria dos índices em todo o mundo.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que as medidas de combate à covid-19 foram realizadas de forma planejada e, por esse motivo, não foram descontinuadas, mesmo quando o Ministério da Saúde decretou o fim da situação de emergência em saúde pública, no dia 22 de abril.
“Como atuamos na prevenção e no estímulo à vacinação, nossa capital conseguiu manter um controle da pandemia e, há oito semanas, temos números baixos. Assim, foi possível que fôssemos reduzindo o número de serviços e contratos. A maioria dos contratos foi finalizada porque não há mais a necessidade de mantê-los, ou foram substituídos através de uma licitação. É extremamente importante que a gente trabalhe dessa forma, com o planejamento, sem descontinuidades, programando para que isso não tenha impacto na sociedade”, afirma a secretária.
Medidas efetivas – Waneska enfatiza que a celeridade e rigor da vacinação foi fundamental para combater o avanço da pandemia e levar Aracaju ao atual cenário, sem óbitos e sem avanço do índice de novos casos. No momento, 92% da população acima de 5 anos já receberam a 1º dose do imunizante, e 82% dos aracajuanos já tomaram as duas doses.
“Nosso trabalho tem sido sensibilizar aquelas pessoas acima de 18 anos que já podem tomar a terceira dose e aquelas acima de 60 anos que já estão no período de tomar a quarta dose, para que, com isso, possamos manter o cenário de forma estável, e não precisar realmente utilizar mecanismos como emergência de saúde pública para contratar serviços”, acrescenta Waneska.
Outra medida adotada pela Prefeitura que foi fundamental para o controle da pandemia foi a elaboração de um esquema efetivo de testagem com o TestAju e a disponibilização de testes em todas as Unidades Básicas de Saúde, além do Centro de Atendimento e Triagem à Síndrome Gripal. Segundo a secretária, o teste RT/PCR é capaz de identificar se há presença da covid-19, bem como os demais vírus.