**PUBLICIDADE
Publicidade

Casa Di Barro promove cultura Ballroom em Aracaju


Publicado em 01 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Séries como Pose, Legendary e RuPaul’s Drag Race tem feito muito sucesso na cultura mainstream nos últimos anos e poucos sabem que a origem desses programas vem da Cultura Ballroom. A Cultura Ballroom surgiu na comunidade negra latino-americana LGBTQIA+ da Nova York dos anos 60, e se espalhou pelo mundo como um movimento político, de ocupação de espaços e de celebração a diversidade de gênero, sexualidade e raça.
Hoje temos em Aracaju a Casa DiBarro, criada por Afrofutur1st, através da Lady Bixa (plataforma que celebra a comunidade lgbtqia+ e difunde a cultura ballroom), como resultado do Workshop Ballroom (projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc), em Julho de 2021.
A Casa DiBarro, a primeira kiki house da cultura ballroom do estado de Sergipe, nasce através do interesse de um grupo de jovens dissidentes de gênero em construir um espaço seguro para a celebração das suas identidades e expressões artísticas, e que tem como objetivo estabelecer uma identidade e legado da cultura ballroom no estado e no Nordeste do Brasil.
O nome “DiBarro” surge em razão da capacidade modeladora do barro, no sentido da gente poder se moldar e criar nossa própria aparência e identidade através da nossa cultura e ancestralidade. O barro é de fundamental importância no cerne da construção identitária da cultura nordestina e afro-brasileira. De acordo com as tradições africanas, é considerado fonte de toda a vida.
Afrofutur1st como pioneira da cena ballroom local, assume o papel de Pãe da Casa DiBarro, tornando- se assim, a líder da house e responsável pelo acolhimento e organização dos Fêxos, que são os encontros que acontecem periodicamente em espaços urbanos da cidade de Aracaju. Elu fala “O Fêxo é o nosso aquilombamento, lugar de encontro, de prática, de treino, de troca e fomento da cultura ballroom; é o momento do lacre, do badalo e da fechação; é a hora da reunião, de discutir sobre as nossas questões, levantar a nossa pauta, além de reivindicar e ocupar os espaços; é onde a gente se faz presente para celebrar quem nós somos.”
No mês de março a Casa DiBarro estará realizando seu primeiro baile, o Recicla Ball. Com uma produção da Lady Bixa e direção artística de Afrofutur1st, a Casa DiBarro realizará um baile queer, multi-artístico, itinerante, colaborativo, participativo e sustentável. O Recicla Ball pretende não só ressignificar a ideia de lixo, mas também construir um produto artístico de transformação socioambiental. Por meio do uso de materiais descartáveis, o baile traz à tona a importância da reciclagem. Papelão, jornais, sacos de plástico e outros resíduos que acabariam enchendo os aterros sanitários ou flutuando no mar serão convertidos, através dos criadores da Casa DiBarro e convidados, em arte sustentável que denuncia a degradação do meio ambiente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade