Sexta, 11 De Outubro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Casos de feminicídio são registrados no final de semana


Publicado em 14 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Foto: Reprodução/PMSE

Milton Alves Júnior
 
O Poder Judiciário de Sergipe converteu em prisão preventiva a detenção de um homem acusado de feminicídio no bairro Dom Luciano, em Aracaju. Conforme revelado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), agentes da Polícia Militar foram acionados na tarde do último domingo (12), para atender a ocorrência. Ao chegar no local foram informados que o suspeito desferiu golpes de arma branca [faca], e evadiu do espaço com destino não identificado por testemunhas; durante as rondas – com base nas características apresentadas pelos populares -, o suspeito foi localizado na Rua Ismael Pereira, ao lado do Mercado Municipal do bairro Santos Dumont. Após a abordagem, o homem foi encaminhado para a Delegaria Plantonista.
Sem apresentar resistência às ordens policiais, antes mesmo de ser conduzido para prestar depoimento à profissionais da Polícia Civil, o homem informou que a mulher teria tentado assassiná-lo, quando, após este movimento, teria conseguido desarmar a vítima e desferir golpes no tórax. Por apresentar sinais vitais ainda em evidência, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada pelos moradores; houve tentativa estabilização clínica da mulher, mas logo em seguida o óbito foi constatado sem a necessidade de transferi-la para uma unidade hospitalar. Diante desta constatação, peritos do Instituto Médico Legal (IML), foram direcionados para dar início aos levantamentos científicos. O nome da vítima e do suposto agressor não foram divulgados pela Segurança Pública.
 
Simultâneo – Já no interior do estado, no Conjunto Françual, município de Poço Verde, agentes da Polícia Militar foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP 190), a fim de deter um homem acusado de aplicar golpes de faca contra uma mulher de 27 anos. A ocorrência foi registrada no mesmo domingo (12!, em horário semelhante ao registrado na capital sergipana. Outro cenário que se assemelha ao feminicídio em Aracaju, envolve o trabalho operacional de resgate à vítima. Uma ambulância do Samu foi direcionada para o local da ação criminosa, mas já nas primeiras análises foi possível constatar a morte. Peritos do IML também foram direcionados para dar seguimento às investigações periciais.
O homem acusado de ter praticado o ato criminoso foi contido por populares, detido pelos policiais militares e encaminhado para prestar depoimento na Delegacia Regional de Tobias Barreto. A legislação atual prevê pena mínima de 12 e máxima de 30 anos para o crime de feminicídio; o Código Penal aumenta a pena de 1/3 até a metade quando a vítima for menor de 18 anos. Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o país registrou 722 feminicídios entre janeiro e junho deste ano, 2,6% a mais do que os 704 casos dessa natureza contabilizados no país no primeiro semestre de 2022. De acordo com o FBSP, os 722 feminicídios da primeira metade deste ano é o maior número da série histórica para um primeiro semestre já registrado pela entidade desde 2019.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade