Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Casos de Leptospirose preocupam com chuvas


Avatar

Publicado em 20 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Secretaria Municipal da Saúde alerta para os cuidados no contato com as águas ou ambiente úmidos, provenientes de áreas alagadas (Ascom/SMS)

Em virtude das chuvas registradas nos últimos dias na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta para os cuidados no contato com as águas ou ambiente úmidos, provenientes de áreas alagadas, que podem estar contaminadas com a urina de ratos e causar leptospirose. Este ano, já foram notificados 13 casos, sendo dois confirmados, e um óbito por causa da doença.
A leptospirose é uma doença facilitada pela veiculação das águas contaminadas com urina de ratos que contenham a bactéria Leptospira interrogans, que tem a capacidade de ficar alojada por meses em ambientes úmidos ou em águas sujas de enchente, inundação, lama e esgoto.
“O ideal é evitar o contato com essa zona de contaminação, mas sabemos que em virtude das chuvas pode ser inevitável. Essa água de origem duvidosa pode conter urina de ratos e o contato com essa água contaminada pode transmitir a leptospirose”, destaca a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares.
Sintomas e tratamento – Segundo a infectologista, os principais sintomas da leptospirose são diarreia, vômitos, dor abdominal, febre, dores de cabeça e dores musculares na panturrilha. “Não existe profilaxia para leptospirose. Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar atendimento médico na Unidade de Saúde da Família [USF] mais próxima à sua residência e relatar o contato com exposição de risco. O tratamento é baseado no uso de antibióticos e suporte clínico, orientado sempre por um profissional da saúde, de acordo com os sintomas apresentados. Já nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata, visando evitar complicações e diminuir a letalidade”, explica Fabrízia Tavares.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade